Participe
Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador Todos os temas
De acordo com a Constituição Federal, cada senador é eleito com dois suplentes, que assumirão o mandato, transitoriamente, quando o titular se afastar para ser ministro, secretário de Estado ou de prefeitura de capital ou chefe de missão diplomática temporária. Os casos em que a suplência assume são: licença do senador por 120 dias; renúncia para assumir mandato de presidente, governador, prefeito ou seus respectivos vices; renúncia, morte ou cassação do senador eleito.

Por causa da alta incidência de casos de suplentes, normalmente desconhecidos do eleitor e que acabam exercendo parte significativa do mandato de senador, há propostas de alteração desse sistema, como redução do número de suplentes (de dois para um) e realização de novas eleições em caso de afastamento do titular.

Contribuições do tema: Suplência de senador

Mostrando de 61 a 70 de 99 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
20/jun
23:57
Por José Carlos Gomes | Itaguara/MG No afastamento do Senador eleito, deve assumir o cardo o segundo mais votado na eleição.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
09:51
Por Raimundo Júlio de Carvalho | Sou aposentado, Ex-presidente da FORLUZ | Belo Horizonte/MG Bom dia, A suplência de senador como está é paupérrima, sem mais nem menos um político de menor expressão vira senador da república, melhor seria o segundo mais votado ser o suplente, o que importa mais é o pais não o partido. Raimundo Júlio de Carvalho
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
20:25
Por Jorge Luiz de Avelar | Rio Espera/MG Jamais serei favorável a esse sistema que vigora. Muitas vezes o eleitor vota sem ter nenhuma noção no que representa o suplente. Temos inumeros exemplos aqui. Minas perdeu muito, mas muito mesmo elegendo senadores com suplentes que não trouxeram nenhum beneficio e que ficaram no poder defendendo outros interesses. Uma alternativa é diminuir o tempo(04anos) de mandato e apresentar uma forma dos suplentes passarem pelo voto popular.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/jun
00:18
Por Lenita Tironi Machado Zenóbio | Belo Horizonte/MG Sou contra ter suplente para o senado, pois já tem bastante senadores para representar O nosso país. Devemos enxugar a máquina,pois são muitos tirar e poucos para contribuir.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
27/jun
10:58
Por Leonardo Humberto Liporati | Belo Horizonte/MG Sou a favor da situção como está, apenas a redução do mandato para 4 anos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
13:53
Por Paulo Samuel Cosza | Belo Horizonte/MG Sou contra , pois os mesmos não são eleitos, escolhlidos pelo povo
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
11:53
Por Jacques Herskovic | Belo Horizonte/MG O Brasil não precisa de Senadores. Devemos ter uma única câmara de representantes. O pacto federativo no Brasil é pura ficção. Extinção pura e simples do Senado Federal.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
08:55
Por Alexandre Maciel Couto de Sá | Belo Horizonte/MG Tanto o candidato, quanto suplente, deveriam ter a ficha limpa. Parece-me que essas propostas visam apenas defender os interesses da classe política. Porque não discutir a revisão do injusto pacto federativo? Pagamos impostos em Minas. Não é justo que nosso dinheiro (70% do bolo tributário) vá para Brasília e nunca mais retorne. Ora senhoras e senhores, pagamos uma das cargas tributárias mais pesadas do planeta. Tiradentes deve estar se remoendo no túmulo. Pagamos dois quintos dos infernos, o dobro do que era praticado na Inconfidência. No mais, creio que esta reforma política está longe do que o povo espera, ou seja: fim do voto obrigatório, fim do voto secreto no parlamento, fim do voto de legenda (deveriam ser eleitos os candidatos que tiverem mais votos nas urnas, independente de qual seja o seu partido.), voto distrital, ficha limpa, transparência absoluta, fim do foro privilegiado e imunidades (desvio de verbas públicas deveria ser tratado como crime HEDIONDO, portanto, inafiançável e imprescritível.), meritocracia, apenas concursados servirão os poderes públicos, fim da estabilidade no funcionalismo, redução drástica da carga tributária e revisão do injusto pacto federativo, dando mais liberdade e recursos para municípios e estados. Se todo poder emana do povo, conforme rege a Cnstituição, a reforma política deve ser feita para defender os interesses do povo.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
21/jun
07:39
Por Eli Ismael de Oliveira | Itabirito/MG Sou contra este modelo atualmente em vigor . Esta crítica se deve ao fato de eu votar no candidato a senador e depois ver um suplente, quase sempre desconhecido, assumir o lugar daquele que recebeu os votos. O suplentes não deve existir. deve ssumir o mais votado
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
15:48
Por Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia | Belo Horizonte/MG A favor da proposta.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 99
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


20
Luiz Rodolfo Pereira da Silva | Belo Horizonte/MG

Devemos acabar com os suplentes. O candidato não eleito mais votado deve substituir o titular afastado. Dessa forma, os (...)


17
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Temos de acabar com a suplência de senador, e diminuir para 4 anos como os deputados. Serão eleitos juntos com os deput(...)


11
Laurita Efigenia Gomes | Betim/MG

O suplente de senador deve ser o senador mais votado independente do partido. Fim destes suplentes fantasmas. (...)


7
Lcristiano | Araguari/MG

Infelizmente nossa Constitução Federal é repleta de erros, pois foi escrita por seres humanos e assim como todos nós, nã(...)


5
Filipe Monteiro | Sete Lagoas/MG

Deve-se acabar com os Suplentes. O próximo Senador mais votado nas eleicoes assume o cargo, independente de qual part(...)


3
Saulo Roberto Lacerda da Silva | PDT - SABARÁ /Comando de Operações Especiais - COPE | Sabará/MG

Acho que a suplência de Senadores tem que ser atraves do voto, sendo em posição de votaçao, o mais votado assume e os ou(...)