Participe
Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador Todos os temas
De acordo com a Constituição Federal, cada senador é eleito com dois suplentes, que assumirão o mandato, transitoriamente, quando o titular se afastar para ser ministro, secretário de Estado ou de prefeitura de capital ou chefe de missão diplomática temporária. Os casos em que a suplência assume são: licença do senador por 120 dias; renúncia para assumir mandato de presidente, governador, prefeito ou seus respectivos vices; renúncia, morte ou cassação do senador eleito.

Por causa da alta incidência de casos de suplentes, normalmente desconhecidos do eleitor e que acabam exercendo parte significativa do mandato de senador, há propostas de alteração desse sistema, como redução do número de suplentes (de dois para um) e realização de novas eleições em caso de afastamento do titular.

Contribuições do tema: Suplência de senador

Mostrando de 31 a 40 de 99 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
19/jun
14:53
Por Gilberto Rodrigues Gouvea | Belo Horizonte/MG Boa tarde! Com vista a estabelecer a moralidade, suplente de senador deve ser o 2º candidato mais votado do partido. Abraços e que Deus os ilumine, por que a maré tá brava. Gilberto
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
22:32
Por Sonia Kayano | Belo Horizonte/MG Acho que o suplente só deverá substituir o senador, nas suas curtas ausências, nunca de maneira definitiva como é usual. É inprescindível que o senador substituto seja o mais votado, depois daquele que foi eleito. Ou seja, também ele, de maneira direta, terá sido eleito por voto popular e não apenas escolhido pelo senador titular do mandato. Sonia Alvarenga
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
18:00
Por Cesar Augusto Rolim de Oliveira | Belo Horizonte/MG Na minha opinião far-se-iam eleições para o senado e os titulares seriam os mais votados (de cada Estado, é lógico) e os suplentes os que lhes sucederem em quantidade de votos, independente de serem do mesmo partido ou coligação. Acho uma aberração o sistema atual, onde somos obrigados a engolir suplentes de quem nunca ouvimos falar ou em quem nunca votaríamos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
15:30
Por Daniel Tibúrcio Silva Filho | Belo Horizonte/MG Em caso de impossibilidade de continuidade do cargo, o segundo colocado das eleições deve assumir, em qualquer nível, ou seja, abaixo os suplentes. Políticos eleitos devem manter seu cargo até o fim, ou não tenha direito a voltar a ele, mesmo que seja para assumir uma secretaria ou ministério.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
09:50
Por Richard Cardoso | Belo Horizonte/MG O mais correto no caso de substituição de um senador seria a convocação de novas eleições, por que no atual sistema muitos tem entrado para o exercício do cargo pela porta dos fundos, em muitos casos a população não faz a menor idéia do nome do(s) suplentes dos senadores, seja por falta de propagando ou por pura desatenção a propaganda partidária. Mesmo representando um custo a mais para o pais, pois convocar uma eleição custa dinheiro, seria um montante bem empregado por que traria mais transparência ao processo eleitoral e garantiria mais liberdade de escolha do eleitorado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
06/jun
23:56
Por Saulo Roberto Lacerda da Silva | PDT - SABARÁ /Comando de Operações Especiais - COPE | Sabará/MG Acho que a suplência de Senadores tem que ser atraves do voto, sendo em posição de votaçao, o mais votado assume e os outros na subsequência, terá maior transparencia e publicidade ao pleito e mandato seria como todos em uma eleiçao unica.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
27/jun
12:57
Por João Lopes Batista | Belo Horizonte/MG Meu Deus! Temos que acabar com esta vegonha de eleger um suplente desconhecido. Vamos levar a idéia de que o substituto seja o seguinte mais votado. Suplente é uma vergonha desta forma é mais que uma vergonha.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
18/jun
11:10
Por Danilo de Oliveira Souza | Belo Horizonte/MG Deve ser abolida imediatamente. Só deveria assumir quem foi votado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
21:40
Por Luiz Carlos Bandeira | Belo Horizonte/MG Expediente que merece sua total extinção. Inteligente é considerar o antecedente mais votado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
23:28
Por Jose Pio Cota Junior | Vespasiano/MG Nao votamos em suplentes, portanto no caso de um senador de afastar, deve ser substituido pelo candidato imediatamente mais votado, afinal os votos devem ser respeitados, suplente é apenas alguém que não conhecemos e entra pela porta dos fundos, não tem credibilidade.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 99
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


20
Luiz Rodolfo Pereira da Silva | Belo Horizonte/MG

Devemos acabar com os suplentes. O candidato não eleito mais votado deve substituir o titular afastado. Dessa forma, os (...)


17
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Temos de acabar com a suplência de senador, e diminuir para 4 anos como os deputados. Serão eleitos juntos com os deput(...)


11
Laurita Efigenia Gomes | Betim/MG

O suplente de senador deve ser o senador mais votado independente do partido. Fim destes suplentes fantasmas. (...)


7
Lcristiano | Araguari/MG

Infelizmente nossa Constitução Federal é repleta de erros, pois foi escrita por seres humanos e assim como todos nós, nã(...)


5
Filipe Monteiro | Sete Lagoas/MG

Deve-se acabar com os Suplentes. O próximo Senador mais votado nas eleicoes assume o cargo, independente de qual part(...)


3
Saulo Roberto Lacerda da Silva | PDT - SABARÁ /Comando de Operações Especiais - COPE | Sabará/MG

Acho que a suplência de Senadores tem que ser atraves do voto, sendo em posição de votaçao, o mais votado assume e os ou(...)