Participe
Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador Todos os temas
De acordo com a Constituição Federal, cada senador é eleito com dois suplentes, que assumirão o mandato, transitoriamente, quando o titular se afastar para ser ministro, secretário de Estado ou de prefeitura de capital ou chefe de missão diplomática temporária. Os casos em que a suplência assume são: licença do senador por 120 dias; renúncia para assumir mandato de presidente, governador, prefeito ou seus respectivos vices; renúncia, morte ou cassação do senador eleito.

Por causa da alta incidência de casos de suplentes, normalmente desconhecidos do eleitor e que acabam exercendo parte significativa do mandato de senador, há propostas de alteração desse sistema, como redução do número de suplentes (de dois para um) e realização de novas eleições em caso de afastamento do titular.

Contribuições do tema: Suplência de senador

Mostrando de 51 a 60 de 99 contribuições

Data Contribuições Positivas Ordenar por positivas Negativas
19/jun
20:35
Por Gustavo da Costa Lage Neto | Timóteo/MG O suplente do senador deveria ser como nos outros cargos políticos em que o candidato, não eleito, mais votado no estado a que representa o senador que acaba de deixar o cargo, assume a sucessão. O mandato do senador deveria ser de quatro anos como dos outros cargos políticos, sem a reeleição após dois mandatos. Da forma como está, sugere a profissionalização do senador. NÃO pela suplência de senador.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
21:49
Por Angela Renault Vilhena | Belo Horizonte/MG No caso de afastamento do titular do cargo de senador novas eleições devem ser realizadas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
1
19/jun
21:51
Por Angela Renault Vilhena | Belo Horizonte/MG A representação dos Estados no Senado deveria ser proporcional ao número de habitantes de cada unidade da federação.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
22:15
Por Raimunda Nonata Gonçalves | Contagem/MG A suplência para o senado deve acabar, quando houver vaga deve ser do candidato que foi votado mas não conseguiu ser eleito. Reduzir para quatro anos o mandato dos senadores. Para o bem da democracia fim dos suplentes!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
22:32
Por Sonia Kayano | Belo Horizonte/MG Acho que o suplente só deverá substituir o senador, nas suas curtas ausências, nunca de maneira definitiva como é usual. É inprescindível que o senador substituto seja o mais votado, depois daquele que foi eleito. Ou seja, também ele, de maneira direta, terá sido eleito por voto popular e não apenas escolhido pelo senador titular do mandato. Sonia Alvarenga
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/jun
06:21
Por Humberto Vieira da Silva | São João Evangelista/MG Primeiramente penso que a partir da eleição de um senador, este jamais poderia exercer outro cargo. Cumpre-se o mandado para o qual foi eleito. Caso queria se aventurar em outro cargo eletivo que renuncie o mandato. Assumiria seu suplente até que fosse convocada nova eleição para preencher aquela vaga.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:34
Por Pedro Henrique Chadid de Oliveira | Belo Horizonte/MG Deve-se acabar com a suplencia. O que temos é uma "prostituicao" do mandato de senador, devido às facilidades que esse possui de se afastar do mandato. O correto seria o 2º senador mais votado assumir o cargo,ja que por ser o sistema politico um sistema de representatividade,apenas aqueles que participaram dos processos eletivos devem ser os reais representantes da populacao e terem o direito de assumir o cargo. Devemos acabar com esses "privilegios aristocraticos" de mandatos de 8 anos para Senador, isso gera um excesso de "poder" nas maos desses, alem de contrariar o sistema democratico com um mandato tao longo como é.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:47
Por Ubirajara | Belo Horizonte/MG Temos que acabar com suplentes e se possivel diminuir para 2 no maximo.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:49
Por Coraci Queiroga de Aguiar | Belo Horizonte/MG Deveria acabar com suplência para senador. O suplente seria o candidato, independente de partido, que tiver, pela ordem, o maior número de votos mas que não foi eleito. Isto faria com que o senador não deixasse seu cargo para ocupar outro cargo público. Cumpriria o mandato para o qual foi eleito ou então desistiria do cargo.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:51
Por Rodrigo Nascimento Antonio | Belo Horizonte/MG Acho que caso o afastamento do senador eleito, deverá assumir o senador que conseguiu o segundo lugar nas eleições. Assim evitaremos esses suplentes desconhecidos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 99
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


20
Luiz Rodolfo Pereira da Silva | Belo Horizonte/MG

Devemos acabar com os suplentes. O candidato não eleito mais votado deve substituir o titular afastado. Dessa forma, os (...)


17
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Temos de acabar com a suplência de senador, e diminuir para 4 anos como os deputados. Serão eleitos juntos com os deput(...)


11
Laurita Efigenia Gomes | Betim/MG

O suplente de senador deve ser o senador mais votado independente do partido. Fim destes suplentes fantasmas. (...)


7
Lcristiano | Araguari/MG

Infelizmente nossa Constitução Federal é repleta de erros, pois foi escrita por seres humanos e assim como todos nós, nã(...)


5
Filipe Monteiro | Sete Lagoas/MG

Deve-se acabar com os Suplentes. O próximo Senador mais votado nas eleicoes assume o cargo, independente de qual part(...)


3
Saulo Roberto Lacerda da Silva | PDT - SABARÁ /Comando de Operações Especiais - COPE | Sabará/MG

Acho que a suplência de Senadores tem que ser atraves do voto, sendo em posição de votaçao, o mais votado assume e os ou(...)