Participe
Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador Todos os temas
De acordo com a Constituição Federal, cada senador é eleito com dois suplentes, que assumirão o mandato, transitoriamente, quando o titular se afastar para ser ministro, secretário de Estado ou de prefeitura de capital ou chefe de missão diplomática temporária. Os casos em que a suplência assume são: licença do senador por 120 dias; renúncia para assumir mandato de presidente, governador, prefeito ou seus respectivos vices; renúncia, morte ou cassação do senador eleito.

Por causa da alta incidência de casos de suplentes, normalmente desconhecidos do eleitor e que acabam exercendo parte significativa do mandato de senador, há propostas de alteração desse sistema, como redução do número de suplentes (de dois para um) e realização de novas eleições em caso de afastamento do titular.

Contribuições do tema: Suplência de senador

Mostrando de 21 a 30 de 99 contribuições

Data Contribuições Positivas Ordenar por positivas Negativas
18/jun
20:25
Por Jorge Luiz de Avelar | Rio Espera/MG Jamais serei favorável a esse sistema que vigora. Muitas vezes o eleitor vota sem ter nenhuma noção no que representa o suplente. Temos inumeros exemplos aqui. Minas perdeu muito, mas muito mesmo elegendo senadores com suplentes que não trouxeram nenhum beneficio e que ficaram no poder defendendo outros interesses. Uma alternativa é diminuir o tempo(04anos) de mandato e apresentar uma forma dos suplentes passarem pelo voto popular.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
21:10
Por Jadir Leandro Ferreira | Belo Horizonte/MG Não concordo que o Cargo de Senador tenham 02 Suplentes. O ideal é apenas 01 Suplente, mas tem que ser obrigatório que o candidato a Suplente se apresente em toda a campanha junto com candidato titular e principalmente que os 02 candidatos tenha um "nada consta ficha limpa" validado por orgão representativo da sociedade com esta condição devidamente publicada e disponível no site da ALMG.GOV.BR.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
21:40
Por Luiz Carlos Bandeira | Belo Horizonte/MG Expediente que merece sua total extinção. Inteligente é considerar o antecedente mais votado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
22:18
Por Caio Heitor Duarte | Frutal/MG Deve haver, caso o Senador se afaste, novas eleições para a escolha de uma novo Senador!! É inconcebível ter um Senador sem voto, como ocorre com os suplentes!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
22:45
Por Alessandro N. M. Carvalho | Belo Horizonte/MG Sou favorável a redução do mandato dos senadores de oito para quatro anos e que ele possa se reeleger apenas uma vez. Além disso, deve se eliminar os suplentes passando o mandato para o segundo senador mais votado. Isso acabaria com mobilidade dos senadores de ocupar cargos do governo.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
23:20
Por Ivaldo Pereira Lobato | Vespasiano/MG O atual sistema é uma aberraçao; de repente Minas Gerais, na legislatura passada se viu representada no Senado por um tal de Wwelington Salgado. Figura pitoresca, sem nenhum vínculo a nosssa história. Este sistema tem que ser reformado urgentemente. Alem disso deveria ser proibido que um senador, deputado, vereador eleito fosse nomeado para exercer um cargo no executivo. Afinal de contas o cidadao se apresentou como candidato a vereador,deputado ou senador e foi eleito para representar o povo no parlamento e nao para ser secretário , ministro, ou coisa que o valha.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/jun
23:57
Por José Carlos Gomes | Itaguara/MG No afastamento do Senador eleito, deve assumir o cardo o segundo mais votado na eleição.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
21/jun
18:35
Por Flávio Eustáquio Bertelli | Belo Horizonte/MG Redução para um suplente, que seja do mesmo partido político do candidato. Caso haja vacância por qualquer motivo, antes de completado 1/3 do mandato do titular, novas eleições seriam realizadas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
12:31
Por Tatiana Barros | Belo Horizonte/MG É realmente um absurdo ver pessoas que não receberam um voto sequer, e que assim não representam legitimamente nenhum interesse do eleitorado, assumirem um cargo tão importante como o de senador. Sou a favor do fim dos suplentes: que assuma o candidato mais votado não eleito.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
12:38
Por Carlos Henrique F. A. Costa | Grupo Balada | Barbacena/MG fim da suplência para o senado e em caso de afastamento toma posse o 2º mais votado
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 99
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


20
Luiz Rodolfo Pereira da Silva | Belo Horizonte/MG

Devemos acabar com os suplentes. O candidato não eleito mais votado deve substituir o titular afastado. Dessa forma, os (...)


17
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Temos de acabar com a suplência de senador, e diminuir para 4 anos como os deputados. Serão eleitos juntos com os deput(...)


11
Laurita Efigenia Gomes | Betim/MG

O suplente de senador deve ser o senador mais votado independente do partido. Fim destes suplentes fantasmas. (...)


7
Lcristiano | Araguari/MG

Infelizmente nossa Constitução Federal é repleta de erros, pois foi escrita por seres humanos e assim como todos nós, nã(...)


5
Filipe Monteiro | Sete Lagoas/MG

Deve-se acabar com os Suplentes. O próximo Senador mais votado nas eleicoes assume o cargo, independente de qual part(...)


3
Saulo Roberto Lacerda da Silva | PDT - SABARÁ /Comando de Operações Especiais - COPE | Sabará/MG

Acho que a suplência de Senadores tem que ser atraves do voto, sendo em posição de votaçao, o mais votado assume e os ou(...)