Participe
Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador Todos os temas
De acordo com a Constituição Federal, cada senador é eleito com dois suplentes, que assumirão o mandato, transitoriamente, quando o titular se afastar para ser ministro, secretário de Estado ou de prefeitura de capital ou chefe de missão diplomática temporária. Os casos em que a suplência assume são: licença do senador por 120 dias; renúncia para assumir mandato de presidente, governador, prefeito ou seus respectivos vices; renúncia, morte ou cassação do senador eleito.

Por causa da alta incidência de casos de suplentes, normalmente desconhecidos do eleitor e que acabam exercendo parte significativa do mandato de senador, há propostas de alteração desse sistema, como redução do número de suplentes (de dois para um) e realização de novas eleições em caso de afastamento do titular.

Contribuições do tema: Suplência de senador

Mostrando de 81 a 90 de 99 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
18/jun
10:49
Por Coraci Queiroga de Aguiar | Belo Horizonte/MG Deveria acabar com suplência para senador. O suplente seria o candidato, independente de partido, que tiver, pela ordem, o maior número de votos mas que não foi eleito. Isto faria com que o senador não deixasse seu cargo para ocupar outro cargo público. Cumpriria o mandato para o qual foi eleito ou então desistiria do cargo.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:47
Por Ubirajara | Belo Horizonte/MG Temos que acabar com suplentes e se possivel diminuir para 2 no maximo.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:34
Por Pedro Henrique Chadid de Oliveira | Belo Horizonte/MG Deve-se acabar com a suplencia. O que temos é uma "prostituicao" do mandato de senador, devido às facilidades que esse possui de se afastar do mandato. O correto seria o 2º senador mais votado assumir o cargo,ja que por ser o sistema politico um sistema de representatividade,apenas aqueles que participaram dos processos eletivos devem ser os reais representantes da populacao e terem o direito de assumir o cargo. Devemos acabar com esses "privilegios aristocraticos" de mandatos de 8 anos para Senador, isso gera um excesso de "poder" nas maos desses, alem de contrariar o sistema democratico com um mandato tao longo como é.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:25
Por Luiz Gonzaga Lages | Belo Horizonte/MG Assim, como em todos os cargos eletivos , os senadores , não deveriam ter suplentes, pois , os mesmos não recebem votos do eleitor.Ninguem deixa de votar no titular por causa do suplente.Os suplentes só servem para serem sanguessuga ( Lembrem do caso do Helio Costa , que" macuminou" com a família Salgado tornou-se MINISTRO e liberou a vaga para o Wellington Salgado , fazendo com que MINAS ficasse apenas com dois senadores atuantes e eleitos pelos mineiros )
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
09:57
Por Rafael Cardoso de Oliveira | Belo Horizonte/MG Sou contra o sistema de suplência. O segundo mais votado deveria assumir o cargo.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

2
0
18/jun
09:54
Por Tiago Inácio de Lima Neto | Belo Horizonte/MG Sou totalmente contra cada senador ter dois suplentes. Primeiramente, cada vez que houver afastamentos, renúncias, ou nomeiações para exercer outras funções o cargo, de suma importância por sinal, passa as mãos do primeiro suplente e muitas vezes voce não sabe quem é. Secundariamente, se o primeiro suplente renunciar, afastar-se, ou for nomeiado para outra função, assume o segundo suplente; esse com certeza você não sabe quem é! Em terceira monta, nos eleitores votamos em candidatos a senadores pela nossas convicções políticas, partidárias, sociais, enfim votamos naqueles que conhecemos e confiamos para nos representar como Estado da federação. Nestes termos, aposto, se tais suplentes fossem candidatos a senadores alguém votaria neles? Mais ainda, porque alguém que não votei irá representar o meu Estado? O cidadão com um voto ele um senador e mais dois suplentes. Fora os enormes gastos públicos com tais suplentes!!! Sou totalmente contra!!!!!!!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
09:54
Por Wilson Baptista Junior | Belo Horizonte/MG Eliminar a suplência para senador. Em caso de morte ou impedimento assume o candidato seguinte mais votado, independente do partido. Não há justificativa para o atual sistema de suplente sem votos. Se o senador deixar o cargo para assumir posto no executivo deveria ter que renunciar ao cargo. Votamos nele para senador, não para ministro ou outra coisa.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
09:51
Por Raimundo Júlio de Carvalho | Sou aposentado, Ex-presidente da FORLUZ | Belo Horizonte/MG Bom dia, A suplência de senador como está é paupérrima, sem mais nem menos um político de menor expressão vira senador da república, melhor seria o segundo mais votado ser o suplente, o que importa mais é o pais não o partido. Raimundo Júlio de Carvalho
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
09:50
Por Richard Cardoso | Belo Horizonte/MG O mais correto no caso de substituição de um senador seria a convocação de novas eleições, por que no atual sistema muitos tem entrado para o exercício do cargo pela porta dos fundos, em muitos casos a população não faz a menor idéia do nome do(s) suplentes dos senadores, seja por falta de propagando ou por pura desatenção a propaganda partidária. Mesmo representando um custo a mais para o pais, pois convocar uma eleição custa dinheiro, seria um montante bem empregado por que traria mais transparência ao processo eleitoral e garantiria mais liberdade de escolha do eleitorado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
09:01
Por Werlesson Jorgeo do Nascimento Sampaio | Belo Horizonte/MG Sou a favor.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 99
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


20
Luiz Rodolfo Pereira da Silva | Belo Horizonte/MG

Devemos acabar com os suplentes. O candidato não eleito mais votado deve substituir o titular afastado. Dessa forma, os (...)


17
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Temos de acabar com a suplência de senador, e diminuir para 4 anos como os deputados. Serão eleitos juntos com os deput(...)


11
Laurita Efigenia Gomes | Betim/MG

O suplente de senador deve ser o senador mais votado independente do partido. Fim destes suplentes fantasmas. (...)


7
Lcristiano | Araguari/MG

Infelizmente nossa Constitução Federal é repleta de erros, pois foi escrita por seres humanos e assim como todos nós, nã(...)


5
Filipe Monteiro | Sete Lagoas/MG

Deve-se acabar com os Suplentes. O próximo Senador mais votado nas eleicoes assume o cargo, independente de qual part(...)


3
Saulo Roberto Lacerda da Silva | PDT - SABARÁ /Comando de Operações Especiais - COPE | Sabará/MG

Acho que a suplência de Senadores tem que ser atraves do voto, sendo em posição de votaçao, o mais votado assume e os ou(...)