Participe
Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador Todos os temas
De acordo com a Constituição Federal, cada senador é eleito com dois suplentes, que assumirão o mandato, transitoriamente, quando o titular se afastar para ser ministro, secretário de Estado ou de prefeitura de capital ou chefe de missão diplomática temporária. Os casos em que a suplência assume são: licença do senador por 120 dias; renúncia para assumir mandato de presidente, governador, prefeito ou seus respectivos vices; renúncia, morte ou cassação do senador eleito.

Por causa da alta incidência de casos de suplentes, normalmente desconhecidos do eleitor e que acabam exercendo parte significativa do mandato de senador, há propostas de alteração desse sistema, como redução do número de suplentes (de dois para um) e realização de novas eleições em caso de afastamento do titular.

Contribuições do tema: Suplência de senador

Mostrando de 31 a 40 de 99 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
19/jun
20:35
Por Gustavo da Costa Lage Neto | Timóteo/MG O suplente do senador deveria ser como nos outros cargos políticos em que o candidato, não eleito, mais votado no estado a que representa o senador que acaba de deixar o cargo, assume a sucessão. O mandato do senador deveria ser de quatro anos como dos outros cargos políticos, sem a reeleição após dois mandatos. Da forma como está, sugere a profissionalização do senador. NÃO pela suplência de senador.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
20:20
Por Geise Mara Ferreira de Andrade | Belo Horizonte/MG Uma forma justa e clara deveria ser adotada, acabar com a suplência e dar a oportunidade para o candidato que foi mais votado, somente assim a democracia estará sendo feita, pois aquele candidato foi votado e é conhecido do eleitor, já os suplentes ninguem sabe como chegaram lá.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
19:39
Por Marcelo Claudio Carvalho | Belo Horizonte/MG Temos que acabar com a suplência, com 4 anos e proporcional por estado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
17:30
Por Paulo Almada | Belo Horizonte/MG creio que a eleição para senador deve seguir a proporsionslidade dos votos assim como a de Deputados e vereadores hojé, assim sendo tendo nos partidos mais vagas para candidatos a senador somando os votos dos mesmos e assim proporcionalmente somado consedendo a suplencia ao sengundo colocado do partido.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
16:35
Por Ailton Dias de Oliveira | Belo Horizonte/MG Acabar com esta vergonha nacional, o suplente normamente é o financiador da campanhas do eleito, quem deverá assumir 2 lugar nas ultimas eleicoes independente do partido.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
16:03
Por Aloizio Martins da Costa | Belo Horizonte/MG Temos de acabar com a suplência de senador, e diminuir para 4 anos como os deputados.O titular afastado deve ser subsituido pelo não eleito mais votado. Serão eleitos juntos com os deputados, e o número de senadores também deveria ter proporcionalidade relativa ao número eleitores dos estado/ distrito, sendo o mínimo de 02 e máximo de 04.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
14:53
Por Gilberto Rodrigues Gouvea | Belo Horizonte/MG Boa tarde! Com vista a estabelecer a moralidade, suplente de senador deve ser o 2º candidato mais votado do partido. Abraços e que Deus os ilumine, por que a maré tá brava. Gilberto
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
12:24
Por Fernanda Penna | Belo Horizonte/MG Não concordo nem com a suplência como é hoje, nem com a proposta. No caso de afastamento, morte, doença etc, do senador, o mais votado, independentemente do partido, fica com a vaga - por exemplo, 30 senadores entraram, foram eleitos. Na falta de um, o 31o. entra, independentemente de quem ele seja - partido etc. - entra por ter sido mais votado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
11:35
Por Ronaldo Caetano Veloso | Belo Horizonte/MG Temos que acabar com a suplência de senador, O mais votada, não eleito, assumiria a vaga.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
11:20
Por Maria Augusta Massimo | Juiz de Fora/MG Acho um absurdo, um abuso que um senador seja substituído por um suplente que sequer teve seu nome incluído nas eleições, nada se conhece dele, onde fica nosso voto?
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 99
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


20
Luiz Rodolfo Pereira da Silva | Belo Horizonte/MG

Devemos acabar com os suplentes. O candidato não eleito mais votado deve substituir o titular afastado. Dessa forma, os (...)


17
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Temos de acabar com a suplência de senador, e diminuir para 4 anos como os deputados. Serão eleitos juntos com os deput(...)


11
Laurita Efigenia Gomes | Betim/MG

O suplente de senador deve ser o senador mais votado independente do partido. Fim destes suplentes fantasmas. (...)


7
Lcristiano | Araguari/MG

Infelizmente nossa Constitução Federal é repleta de erros, pois foi escrita por seres humanos e assim como todos nós, nã(...)


5
Filipe Monteiro | Sete Lagoas/MG

Deve-se acabar com os Suplentes. O próximo Senador mais votado nas eleicoes assume o cargo, independente de qual part(...)


3
Saulo Roberto Lacerda da Silva | PDT - SABARÁ /Comando de Operações Especiais - COPE | Sabará/MG

Acho que a suplência de Senadores tem que ser atraves do voto, sendo em posição de votaçao, o mais votado assume e os ou(...)