03/nov 07:15
|
Por Antônio Carlos Bagle |
Unicafes Minas Gerais |
Muriaé/MG
Programa 164 – Acesso à mercados
Ação 4426 – Cooperativismo da agricultura familiar e agroindústria familiar (COOPERAF)
Proposta: Investir R$ 1.200.000,00 no fomento a produção agroecológica em Minas Gerais, por meio dos agricultores e agricultoras organizados em cooperativas da agricultura familiar. Justificativa: O atual cenário das mudanças climáticas se torna imprescindível repensarmos nossa maneira de se relacionar com o planeta. O modelo convencional de produção de alimentos tem por caraterísticas a monocultura, o uso abusivo de agrotóxicos, a degradação dos solos, uso intensivo de água, etc. Essas características contribuem para o agravamento das mudanças climáticas. Diante desta situação, a busca de outros modos de produção de alimentos se faz necessária, sendo uma delas, a agroecologia.
O modelo agroecológico de produção de alimentos tem pilares nas perspectivas ambiental, social e econômica. Na dimensão ambiental preconiza: não uso de agrotóxicos, rotação e consórcio de culturas, cobertura permanente do solo, diversificação da produção, entre outros. Na perspectiva social: gerar trabalho e renda no campo, feminismo, sucessão rural, segurança alimentar, etc. Já dimensão econômica: comercio justo, economia solidária, entre outras.
Atenta a este contexto, a Unicafes Minas Gerais, junto com suas cooperativas filiadas e principalmente, com os agricultores e agricultoras familiares a elas associados vem observando a necessidade de buscar formas sustentáveis de produção de alimentos. No entanto, o principal desafio enfrentado neste processo de transição agroecológica, diz respeito à falta de assistência técnica para orientar os agricultores e agricultoras.
|
1
|
0
|