Moradores da cidade souberam, há poucos dias, que podem ser vítimas do rompimento de outras estruturas da Vale.
15/04/2019 - Atualizado em 16/04/2019 - 09:57Comissão de Direitos Humanos
12ª Reunião Extraordinária
Finalidade da audiência pública: Debater os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes das atividades minerárias em Itabirito e região, bem como as reiteradas violações de direitos humanos dos atingidos pela mineração nessas localidades.
Loading...
-
1ª Parte da reuniãoExpediente
-
Leitura e aprovação da ata
-
Leitura da correspondência
-
Designação de relator
-
2ª Parte da reuniãoOrdem do Dia
-
1ª FaseDiscussão e votação de parecer sobre proposição sujeita a apreciação do plenário
- Nenhum parecer para apreciação nesta reunião.
-
2ª FaseDiscussão e votação de proposições que dispensam a apreciação do plenário
- Nenhuma proposição para apreciação nesta fase.
-
3ª FaseRecebimento, discussão e votação de proposições da comissão
-
3ª Parte da reuniãoRealização de audiências, debates e apreciação de requerimentos
-
1ª FaseAudiência pública
-
Finalidade da audiência pública: Debater os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes das atividades minerárias em Itabirito e região, bem como as reiteradas violações de direitos humanos dos atingidos pela mineração nessas localidades.
RQC Requerimento de Comissão 1210/2019
Autor do requerimento: Dep. Beatriz CerqueiraEliane Santos SilvaRepresentando Arnaldo Pereira dos SantosPrefeito Interino de ItabiritoAndré Sperling Prado ConfirmadoPromotor de Justiça Coordenador de Inclusão e Mobilização Social - CIMOS - Ministério Público do Estado de Minas GeraisVinícius Alcântara GalvãoPromotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de CongonhasCel PM Flávio Godinho Pereira ConfirmadoCoordenador Adjunto - Coordenadoria Estadual de Defesa CivilMarcelo Klein ConfirmadoGerente Executivo - Vale S/AMaria Júlia Gomes Andrade ConfirmadoCoordenadora do Movimento pela Soberania Popular na Mineração - MAMFábio José Alves Garrido ConfirmadoDiretor Estadual do SindUte - Ouro PretoEliane Santos Silva ConfirmadoRepresentando Fabrício Guilherme Gonçalves e ConceiçãoMembro da Comissão de Atingidos pela Mineração de Itabirito -
2ª FaseRecebimento e votação de requerimentos
Assessor
Neide Meire da Silva Rosa
Tel.: (31) 21087692
Consultor
Harmonia Silva Nicolino
Tel.: (31) 21087697
Apoio ao evento
Júlia Gonçalves Mansur
Tel.: (31) 21087133
Esta pauta poderá sofrer alterações até 24 horas antes da sua realização (parágrafo único do artigo 120 do Regimento Interno)
Resultado da reunião: Reunião ocorrida.
Dep. Beatriz Cerqueira
/ PT
- Substituindo Dep. Andréia de Jesus
Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Direitos Humanos
Maria Júlia Gomes Andrade
Coordenadora do Movimento pela Soberania Popular na Mineração - MAM
Coordenadora do Movimento pela Soberania Popular na Mineração - MAM
Fábio José Alves Garrido
Diretor Estadual do SindUte - Ouro Preto
Diretor Estadual do SindUte - Ouro Preto
Andressa Rodrigues
Atingida Tragédia Brumadinho
Atingida Tragédia Brumadinho
Marcelo Klein
Gerente Executivo - Vale S/A
Gerente Executivo - Vale S/A
Eliane Santos Silva (representando Fabrício Guilherme Gonçalves e Conceição)
Vice-Presidente da Associação do Bairro Marzagão
Vice-Presidente da Associação do Bairro Marzagão
André Sperling Prado
Promotor de Justiça Coordenador de Inclusão e Mobilização Social - CIMOS - Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Promotor de Justiça Coordenador de Inclusão e Mobilização Social - CIMOS - Ministério Público do Estado de Minas Gerais
-
1ª Parte da reuniãoExpediente
-
Leitura e aprovação da ata
-
Leitura da correspondência
-
Designação de relator
- Nenhuma matéria recebida para designação de relator.
-
2ª Parte da reuniãoOrdem do Dia
-
1ª FaseDiscussão e votação de parecer sobre proposição sujeita a apreciação do plenário
- Nenhum parecer para apreciação nesta reunião.
-
2ª FaseDiscussão e votação de proposições que dispensam a apreciação do plenário
- Nenhuma proposição para apreciação nesta reunião.
-
3ª FaseRecebimento, discussão e votação de proposições da comissão
- Nenhuma proposição recebida ou discutida nesta reunião.
-
3ª Parte da reuniãoRealização de audiências, debates e apreciação de requerimentos
-
1ª FaseAudiência pública
-
Finalidade da audiência pública: Debater os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes das atividades minerárias em Itabirito e região, bem como as reiteradas violações de direitos humanos dos atingidos pela mineração nessas localidades.
RQC Requerimento de Comissão 1210/2019
Autor do requerimento: Dep. Beatriz CerqueiraResultado: Audiência pública ocorrida. -
2ª FaseRecebimento e votação de requerimentos
- Nenhum requerimento recebido ou votado nesta reunião.
- Requerimentos decorrentes da audiência pública e seus desdobramentos
-
RQC Requerimento de Comissão 1541/2019
Ementa: Requer seja encaminhado ao Governador do Estado, à Companhia de Saneamento de Minas Gerais e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pedido de providências para priorizar a implementação de plano de contingência com o objetivo de impedir ou responder à ocorrência de danos à captação de água na Estação de Tratamento de Água Bela Fama, considerando-se o iminente risco de desabastecimento em decorrência de eventual rompimento das Barragens Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III, da Mineradora Vale, no Município de Ouro Preto.Autores: Dep. Beatriz CerqueiraSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 1016/2019
Órgão: Companhia de Saneamento das Minas Gerais - COPASAO diretor-presidente da Copasa informou, em 26/10/2021, que as ações previstas no Plano de Contingência para garantia de abastecimento público de água da RMBH, em decorrência de eventual rompimento das barragens Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III da Mineradora Vale S.A., foram contempladas, em sua maioria, no III Termo Aditivo ao Termo de Compromisso (TAC ÁGUAS) subscrito em 12/7/2021 pelo MPMG e a Mineradora Vale S.A.. Destacou que coube à Copasa somente a elaboração do Plano de Manobras de Contingência, visando o direcionamento da água produzida no Sistema Paraobepa para determinadas zonas de abastecimento do Sistema Rio das Velhas, em regime de alternância, bem como a estruturação de um Plano de Comunicação à população. Ambos já foram estruturados e serão implementados, exclusivamente, na ocorrência de eventual dano à captação da Estação de Tratamento de Àgua Bela Fama. Por ser a Vale S.A. o agente responsável pelo risco, assumiu diversas obrigações de caráter emergencial e de contribuição para a resiliência hídrica da RMBH, que deverão ser executadas conforme cronogramas a serem submetidos à apreciação da Copasa e aprovação do MPMG e Estado. Ressaltou que as obras de contingência previstas no III Termo Aditivo ao TAC ÁGUAS vem sendo paulatinamente realizadas pela Mineradora Vale S.A. e que a Copasa, desde a assinatura do Termo de Compromisso, em 8/7/2019, vem acompanhando, colaborando e reivindicando continuamente à Vale S.A. a execução e conclusão das ações subscritas e obras.Órgão: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento SustentávelA Semad encaminhou ofício da Fundação Estadual de Meio Ambiente - Feam -, de 4/11/2021, o qual informou que sobre os riscos a Estação de Tratamento de Água de Bela Fama, no caso de um eventual rompimento, dado os baixos fatores de segurança atribuído as estruturas, que inclusive culminou no acionamento de níveis 2 e 3 dos Planos de Ação de Emergência - PAE -, a intervenção direta nas estruturas somente será viabilizada quando a Estrutura de Contenção de Jusante - ECJ - estiver finalizada. A ECJ da Mina de Fábrica está sendo construída com o objetivo de conter todo o material advindo de um rompimento simultâneo das Barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo antes de chegar na captação de Bela Fama. Todas as intervenções nas estruturas, bem como na ECJ, estão sendo auditadas pela empresa Rizzo International Inc. e acompanhadas pelo MPMG, Agência Nacional de Mineração - ANM - e Feam em reuniões periódicas. Destacou que, mediante os acionamentos de nível deemergência do PAE, o Sisema, por meio das diretrizes estabelecidas pela Resolução Conjunta Semad/IEF/Igam/Feam nº 3.049/2021, vem demandando das empresas uma série de estudos sobre a área de jusante das barragens, com intuito de facilitar a mitigação e recuperação ambiental dos danos advindos de um eventual rompimento.
RQC Requerimento de Comissão 1542/2019
Ementa: Requer seja encaminhado à Vale S.A., à Defesa Civil de Minas Gerais, à Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais e à Procuradoria da República em Minas Gerais pedido de providências para adotarem, no âmbito de suas responsabilidades e atribuições legais, e considerando as manifestações e demandas apresentadas a esta comissão durante sua 12ª Reunião Extraordinária, realizada na data de 15/4/2019, ações visando garantir: o amplo acesso e a transparência das informações, com a efetiva conscientização da população acerca da real situação de segurança das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Vargem Grande, da Vale, nos Municípios de Ouro Preto e Nova Lima, e das demais barragens da região, tendo em vista que as informações prestadas pela mineradora têm sido insuficientes e imprecisas; a realização, de maneira regular, de simulados de evacuação junto à população de Itabirito, especialmente no âmbito das escolas, tendo em vista que o único treinamento realizado mostrou-se insuficiente, havendo a necessidade do aprimoramento das rotas de fuga; a imediata instalação das sirenes na zona de segurança secundária do Município de Itabirito, medida que se apresenta imprescindível à segurança da comunidade.Autores: Dep. Beatriz CerqueiraSituação: Arquivado em virtude do final da legislaturaRQN Requerimento 1005/2019
RQC Requerimento de Comissão 1543/2019
Ementa: Requer seja encaminhado à Procuradoria da República em Minas Gerais e à Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais pedido de providências para adotar, tendo em vista denúncias e demandas apresentadas a esta Comissão durante sua 12ª Reunião Extraordinária, realizada em 15/4/2019, as medidas administrativas e judiciais pertinentes para a urgente suspensão do trânsito de caminhões contratados pela Mineradora Vale com carregamentos pesados na área da Mina Engenho Seco, da Mineradora Itaminas, em Sarzedo, os quais, de acordo com denúncias dos moradores, têm frequentemente se deslocado na região dessa mina com a finalidade de acessar a Mina da Jangada e a Minas do Córrego do Feijão, em Brumadinho, situação que tem ampliado os riscos de segurança das Barragens B1, B2 e B4, em Sarzedo; e a apuração de denúncias de ingerência por parte de representantes da Mineradora Vale no Município de Itabirito, os quais têm atuado, inclusive junto a escritórios de advocacia da cidade, de forma a incitar a especulação imobiliária na região e a desarticular a organização e o assessoramento jurídico à população atingida.Autores: Dep. Beatriz CerqueiraSituação: Arquivado em virtude do final da legislaturaRQN Requerimento 1006/2019
RQC Requerimento de Comissão 1544/2019
Ementa: Requer sejam encaminhadas à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Congonhas, à Prefeitura e à Câmara Municipal de Itabirito as notas taquigráficas da 12ª Reunião Extraordinária da comissão, que teve por finalidade debater os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes das atividades minerárias em Itabirito e região, bem como as reiteradas violações de direitos humanos dos atingidos pela mineração nessas localidades, para conhecimento.Autores: Dep. Beatriz CerqueiraSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da Mesa
RQC Requerimento de Comissão 1545/2019
Ementa: Requer seja encaminhado à Vale S/A pedido de informações sobre as medidas de evacuação adotadas no Município de Itabirito, em decorrência do risco de rompimento das Barragens Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III, localizadas no Município de Ouro Preto, e no envio a esta Casa do respectivo Plano de Evacuação Emergencial para as zonas de autossalvamento e de salvamento secundário.Autores: Dep. Beatriz CerqueiraSituação: Arquivado em virtude do final da legislaturaRQN Requerimento 1002/2019
RQC Requerimento de Comissão 1546/2019
Ementa: Requer seja realizada audiência pública para debater os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes das atividades da Mineradora Itaminas Comércio de Minérios, no Município de Sarzedo, bem como as reiteradas violações de direitos humanos dos atingidos pela mineração, sobretudo em razão das dúvidas em torno da estabilidade das barragens existentes na região.Autores: Dep. Beatriz CerqueiraSituação: Evento realizado
RQC Requerimento de Comissão 1547/2019
Ementa: Requer seja encaminhado ao secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ao chefe do gabinete militar do governador e coordenador estadual da Defesa Civil de Minas Gerais pedido de informações consubstanciadas no planejamento para o descomissionamento das Barragens Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III, da Mineradora Vale S/A, localizadas no Município de Ouro Preto, e no planejamento para garantir a segurança de toda população local - especialmente durante as operações de descomissionamento -, esclarecendo-se, de maneira pormenorizada, qual o cronograma das atividades a serem realizadas.Autores: Dep. Beatriz CerqueiraSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 994/2019
Órgão: Gabinete Militar do Governador do Estado de Minas GeraisEm 16/6/2021, o chefe do Gabinete Militar (e coordenador da Cedec) esclareceu o seguinte: - as estruturas que compreendem a Mina da Fábrica encontram-se em nível 3 de emergência: toda população concernida na zona de autossalvamento já foi removida, de acordo com as definições expressas no Plano de Ação Emergencial das barragens; - foram realizados exercícios simulados e demais ações solicitadas pelos municípios para apoio no planejamento das ações de emergência; - a localização das barragens e da mancha de inundação indicam que, no caso de rompimento, os rejeitos alcançarão o Rio das Velhas e o Rio Paraopeba, fontes de abastecimento da RMBH: a Defesa Civil Estadual alertou para a necessidade da elaboração pelo empreendedor, com urgência, de plano de contingência que contemple planejamento de distribuição de água potável à população; - a Vale construiu estrutura de contenção a jusante, projetada para conter rejeitos provenientes de eventual ruptura das barragens Forquilhas e Grupo, de forma a evitar, no caso de rompimento, que a zona de segurança secundária, no Município de Itabirito, seja atingida; - as estruturas da Mina da Fábrica são objeto de auditoria externa independente; - as Promotorias de Justiça de Itabirito e Ouro Preto/MG vêm realizando o acompanhamento das tratativas a respeito das estruturas. Foi salientado que a Defesa Civil não é parte do processo de descomissionamento (a cargo dos órgãos ambientais), sendo que suas ações são restritas à salvaguarda das pessoas. Além disso, o Gabinete Militar publicou a Instrução Técnica nº 01, de 21/5/2021, que estabelece os requisitos mínimos necessários para a elaboração e aprovação do PAE, no que se refere à competência da Defesa Civil Estadual. *Instrução disponível em: http://www.defesacivil.mg.gov.bdindex.php/servidor/2014-04-01-17-11-35/normas.Órgão: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento SustentávelO Ofício SEMAD/GAB n°. 508/2021, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad - encaminhou: os Ofícios FEAM/NUBAR n°. 30/2020, FEAM/NUBAR n°. 23/2020, FEAM/NUBAR n°. 19/2020, do Núcleo de Gestão de Barragens - Nubar - da Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam -; o Memorando.FEAM/PRE.n° 77/2021, da Feam; e os anexos (números de referência 11032707, 11035230, 11036506, 21836294). Os ofícios são notificações da Gerência de Recuperação de Áreas de Mineração e Gestão de Barragens do Nubar/Feam para a Vale S.A. em janeiro de 2020, solicitando fossem apresentados, no prazo de 60 dias contados de seu recebimento, os projetos de descaracterização, respectivamente, das estruturas de barragem denominadas Forquilha III, Forquilha II e Forquilha I, cadastradas no Banco de Declarações Ambientais como alteadas a montante. Nesses ofícios também está indicada toda a legislação relativa à matéria, inclusive a Lei n° 23.291, de 25/2/2019, que institui a política estadual de segurança de barragens, e link para o "Termo de Referência para Descaracterização de Barragens Alteadas Pelo Método De Montante", a fim de "nortear a elaboração e apresentação dos projetos de descaracterização". O Memorando apresenta informações gerais sobre essas barragens, a referida legislação e o termo e os ofícios citados. Informa também que, pela documentação apresentada pela empresa "o projeto de descaracterização das Barragens Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III ainda estava em fase de detalhamento", inclusive os cronogramas, tendo sido então realizada reunião com a Vale S.A., quando foi apresentado cronograma prevendo o início das obras de descaracterização dessas três barragens para janeiro de 2025 e o término dessas obras em dezembro de 2028, exceto Forquilha III, que seria dezembro de 2027. Esclarece, ainda, que a Feam e a Semad "estão discutindo com a Advocacia Geral do Estado - AGE, quais seriam as medidas judiciais cabíveis", pois a, Lei n° 23.291/2019 "não apresenta maiores detalhes sobre o assunto", tampouco o Decreto n° 47.383/2018 (o qual estabelece normas para licenciamento ambiental, tipifica e classifica infrações às normas de proteção ao meio ambiente e aos recursos hídricos e estabelece procedimentos administrativos de fiscalização e aplicação das penalidades). Sendo assim, informa que o Poder Executivo está avaliando a possibilidade de sugerir à ALMG a inclusão de penalidades no texto dessa Lei "nos moldes do art. 17-A da Lei Federal n° 12.334/2010". Alerta, contudo, para o fato de que já está em avaliação, pelo Executivo, possível alteração do referido Decreto, visando à "inclusão de códigos de infração específicos para eventuais descumprimentos da Lei 23.291/2019", em consonância com as diretrizes da política por ela instituída. Quanto à segurança da população local, explica que, "em razão do acionamento de nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração - PAEBM da Barragem Forquilha III, a empresa evacuou as áreas a jusante das estruturas e iniciou a implantação de uma Estrutura de Contenção de Jusante - ECJ.". Encontram-se, nos anexos, cópias de projetos da Vale S.A. de descaracterização de barragens do "Complexo Fábrica"/Barragem Forquilha III e "Barragem Grupo", contendo diversas imagens,desenhos e informações técnicas, inclusive estudo de ruptura hipotética - dam break.