Pronunciamentos

DEPUTADA BELLA GONÇALVES (PSOL)

Discurso

Solicita apoio à proposta de emenda à Constituição de sua autoria que acrescenta o art. 5º-A à Constituição do Estado para garantir a gratuidade no transporte público coletivo intermunicipal de passageiros nas regiões metropolitanas do Estado nos dias em que se realizam as eleições.
Reunião 33ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/07/2024
Página 71, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PEC 2 de 2023

33ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/7/2024

Palavras da deputada Bella Gonçalves

A deputada Bella Gonçalves – Obrigada pelas palavras, deputado Alencar. Sei que você também tem um projeto desse mesmo tipo que discute um tema muito importante, que é a gratuidade dos ônibus urbanos nos dias das eleições. A gente sabe que para exercer o direito de cidadania, o direito do voto, a pobreza não pode ser um limitante. E infelizmente, no caso das famílias que não têm às vezes dinheiro para pagar uma tarifa de ônibus metropolitano, de um ônibus interestadual urbano, elas podem preferir não votar ou justificar o voto do que ir exercer o seu direito de cidadania.

Nesse sentido, nós temos feito o debate, há alguns anos, sobre a importância da gratuidade do transporte no dia das eleições. Já entrei com ação judicial nesse sentido, que depois foi também referendada pelo STF, que compreendeu que a gratuidade no dia das eleições deve acontecer. Mas é preciso que nós, enquanto Parlamento, também construamos leis que amparem essa gratuidade. Quando eu era vereadora, aprovei, na Lei Orgânica do Município, a tarifa zero no dia das eleições para o transporte em Belo Horizonte. Como deputada, a minha primeira ação foi coletar assinaturas de vários de vocês para que a gente tenha gratuidade do transporte metropolitano e intermunicipal urbano, a ser custeado pelo Estado de Minas Gerais, para que todo mundo exerça a sua cidadania e o seu voto.

Queria agradecer aos deputados que assinaram, àqueles que irão votar favoravelmente à nossa PEC; queria agradecer muito ao Zé Guilherme, que trabalhou com celeridade na comissão da PEC; queria agradecer ao líder Ulysses Gomes e ao – já ia chamá-lo presidente da câmara – Tadeu, que trabalharam para que a gente conseguisse aprovar com celeridade essa PEC e para que ela esteja válida já para as eleições municipais deste ano. Vai ser muito importante que a população aumente o número de votos, aumente a sua participação na política a partir da gratuidade do ônibus. Então eu fico extremamente feliz de, no meu primeiro mandato, ter trazido esse tema para cá e de, hoje, ele ser votado. Peço o voto a cada um e a cada uma de vocês.

Quero dizer que eu concordo que nós temos que avançar para uma reflexão sobre ônibus, sobre mobilidade urbana enquanto um direito essencial, portanto, a ser custeado pela coletividade e não pelo usuário. Essa é a ideia da tarifa zero. Ônibus de graça existe. Hoje vários municípios de Minas Gerais e da região metropolitana, como o Município de Juiz de Fora, nos fins de semana, adotaram a tarifa zero. A gente percebe que, quando existe gratuidade do transporte em municípios vizinhos, como Caeté, a população tem mais acesso ao emprego, à saúde, à educação, ao lazer e à cultura. Tarifa zero também diminui o número de carros nas ruas, melhora o trânsito da nossa cidade. Tarifa zero é um horizonte importante para se discutir o futuro das nossas cidades, que não podem estar entupidas de carros. Tem que haver transporte público de qualidade e com gratuidade. Então é isso. Peço voto, agradeço a todos. Vamos firmes garantir o direito à democracia e à expressão da cidadania com o voto sem restrições.

O presidente – Obrigado, deputada Bella. Parabéns pela propositura desta PEC, juntamente com os outros autores.