Pronunciamentos

DEPUTADO MAURO TRAMONTE (REPUBLICANOS), Coautor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 70º aniversário de fundação da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.
Reunião 27ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 25/06/2024
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 7004 de 2024

27ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 20/6/2024

Palavras do deputado Mauro Tramonte

Boa noite a todos. Sejam bem-vindos à Casa do povo, à nossa Casa, que é a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, que sempre não mede esforços para aprovar e para apresentar projetos de suma importância para este nosso estado. Quero destacar também a maestria do nosso presidente Tadeu Martins Leite, que comanda esta Assembleia brilhantemente.

Exmo. Sr. Deputado Charles Santos, coautor do requerimento que deu origem a esta homenagem justa, representando, neste momento, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite – todos os dias estamos aqui, deputado, nessa luta e nessa labuta, trocando ideias; Sra. Coordenadora da Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais, Eliani Gladyr – seja bem-vinda para receber esta justíssima homenagem; Exma. Sra. Procuradora de Justiça, Élida de Freitas Rezende, diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, representando o procurador-geral de justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior, que eleva o nosso estado e a nossa capital ao cenário nacional, assumindo o importante cargo, o que nos deixa muito orgulhosos; Exma. Sra. Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane Souza, que também representa o nosso querido amigo Leônidas – seja bem-vinda; Exma. Sra. Delegada de Polícia Civil de Minas Gerais, Larissa Maia Campos Falles, representando a nossa Polícia Civil; Exma. Sra. Diretora-Presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais, defensora pública Marolinta Dutra – seja muito bem-vinda; Exma. Sra. Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane Souza, na pessoa de quem cumprimento todas as mulheres presentes; Exma. Sra. Eliani Gladyr, coordenadora e representante, na nossa homenagem, da Biblioteca Pública do Estado, em cuja pessoa cumprimento toda a comunidade acadêmica presente.

Senhoras e senhores, com 70 anos de história, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, criada pelo então governador Juscelino Kubitschek, em 1954, conta com uma história de respeito e de referência para todos os mineiros. Estabelecida em um prédio, como foi dito, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ocupa o seu espaço democrático no coração da nossa capital mineira, compondo o complexo do Circuito Liberdade. Com um acervo de mais de meio milhão de exemplares, reúne obras representativas da produção intelectual de escritores brasileiros e estrangeiros, sendo referência para as bibliotecas dos 853 municípios mineiros e para os demais estados da nossa Federação – lembrando que Minas Gerais tem 853 municípios e mais de 1.800 distritos. É muito grande este nosso estado, gente!

A estrutura física da Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais possui ainda salas de estudo e de pesquisa via internet, salas de curso, galeria de arte, além de um teatro com um moderno suporte tecnológico para um público de 191 pessoas. Seus prédios recebem diariamente cerca de 600 pessoas, entre crianças, jovens, adultos, pesquisadores de várias áreas do conhecimento e pessoas com deficiência visual que aqui estão muito bem representadas – sejam muito bem-vindos a esta Casa. Criada em 1965, o setor Braille dessa tão renomada biblioteca é uma referência de acessibilidade no Brasil e no mundo. Desde 2016, a biblioteca vem atendendo e beneficiando milhares de pessoas através do seu portal on-line, que expandiu, ainda mais, a acessibilidade.

Além de seu papel fundamental na formação de nossos jovens, a Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais também desenvolve programas e ações sociais e incentivo à leitura através de atividades como: Hora do Conto e da Leitura, apresentações teatrais, Jornada de Direito, bem como cursos, palestras, oficinas, visitas guiadas, exposições temáticas e literárias e serviços de extensão bibliotecária por meio do Carro-Biblioteca e da Caixa-Estante. Como já mencionamos aqui, a Biblioteca Pública Estadual é um espaço democrático muito valioso para o nosso estado: referência e resiliência que revela o orgulho de nós, mineiros, de nos sentirmos pertencedores de todo o conhecimento da história que ali habita.

Como dizia Aristóteles, a leitura é o caminho mais curto para o conhecimento, e por isso é necessária a valorização dessa instituição tão preciosa para os tempos em que vivemos, tempos estes em que as pessoas são estimuladas a procurar conhecimentos apenas em um clique, sem conhecer o prazer e o deleite da leitura de um capítulo após o outro, ou, até mesmo, das histórias reveladas por trás das capas e ilustrações. O nosso escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade dizia: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede”. Vivemos tempos necessários do mundo digital, mas não podemos deixar essa geração perder a sede da leitura e o encanto de percorrer as estantes dos livros disponíveis nas bibliotecas, que revelam sonhos, histórias, contos e tudo aquilo que enche a nossa alma e que nos faz crescer.

Em 2023, apresentamos um projeto aqui, nesta Casa Legislativa, em homenagem ao nosso saudoso escritor de Belo Horizonte, Fernando Sabino, diante do seu centenário. Fernando Sabino deixou um legado para a nossa geração em suas obras, e um dos seus maiores sonhos, segundo a sua família, era tornar a leitura acessível a todos. Eu poderia citar diversos escritores mineiros, pois somos berço de conhecimento literário revelado para o Brasil e para o mundo.

Por isso elevo nossas homenagens pelos 70 anos da existência da nossa Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais a seus servidores, colaboradores que abrem suas portas de conhecimento e cultura para toda a nossa população. Agradeço a dedicação e a entrega dos seus gestores para tornar aquele ambiente ainda mais democrático, acessível e acolhedor. Parabéns, hoje e sempre, pela sua grandeza para Minas e para o povo mineiro! Gratidão por tudo o que representa e representou na formação de cada cidadão deste nosso estado. Parabéns por tudo! Justa homenagem! Obrigado a todos!