Pronunciamentos

DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES (PL)

Discurso

Declara posição favorável à Emenda nº 8 ao projeto de lei que dispõe sobre a revisão geral do subsídio e do vencimento básico dos servidores públicos civis e militares da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.
Reunião 24ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/06/2024
Página 33, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 2309 de 2024

24ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 4/6/2024

Palavras do deputado Sargento Rodrigues

O deputado Sargento Rodrigues – Sr. Presidente, Srs. Deputados, serei breve no encaminhamento, até porque só temos 5 minutos para o encaminhamento da emenda. Essa emenda faz parte de uma das reivindicações que temos recebido das forças de segurança pública. O governo hoje já paga o chamado abono fardamento, que é para todas as forças de segurança pública do Estado. Inclusive, os administrativos da Sejusp também o recebem. O que nós fizemos? Nós apresentamos uma emenda autorizando o governador a fazer a incorporação de um desses abonos, para que o governo consiga fazer a correção.

Eu vou lembrar aos colegas deputados e deputadas: isso já está na lei. O governo paga quatro abonos. O que nós estamos propondo é a incorporação de um dos abonos ao longo do ano. Portanto não é algo que será dado de forma imediata. O governo não poderá alegar: “Olha, esse abono vai quebrar o Estado”, como a gente vê as falácias e as mentiras. Ele permite a incorporação de um abono aos vencimentos. Lembro que o abono já é pago pelo governo às forças de segurança pública.

Eu queria fazer um apelo aos colegas deputados e deputadas: votem “sim” na emenda, no sentido de que a gente consiga fazer justiça. Sr. Presidente, é sempre assim: o governo tem dinheiro e não tem dinheiro; tudo depende da capacidade de pressão. Atualmente, a gente vê o governador, o vice-governador, a então secretária de Planejamento e Gestão dizerem em suas redes sociais que estão fazendo investimento “x” nas estradas, investimento “x” em educação, investimento “x” em segurança pública, mas, ao mesmo tempo, fala para o servidor: “Nós não temos dinheiro”. Mas o mais engraçado é que o governo teve dinheiro para dar quase 300% de reajuste. Lembro aos senhores deputados e às senhoras deputadas que 50 deputados e deputadas, conforme a relação que temos, votaram a favor de quase 300% de reajuste no salário do governador, do vice-governador e de seus secretários. Então o mínimo que os colegas deputados podem fazer – aqueles que votaram a favor – é também fazer justiça com os servidores. Portanto, neste momento, pedimos o apoio para a votação da Emenda nº 8.

O presidente – Obrigado, deputado Rodrigues.