Pronunciamentos

DEPUTADO LELECO PIMENTEL (PT)

Discurso

Solicita apoio ao projeto de lei de sua autoria que declara como patrimônio histórico, cultural e social, de natureza material e imaterial de Minas Gerais, o garimpo artesanal no Distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, em 2º turno. Registra a presença de D. Ivone, representando garimpeiras tradicionais.
Reunião 9ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/04/2024
Página 83, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 788 de 2023

9ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 24/4/2024

Palavras do deputado Leleco Pimentel

O deputado Leleco Pimentel – Caros colegas deputados, companheiros e companheiras, não vou cansá-los. Eu não podia deixar de registrar a presença de D. Ivone, aquela mesma que vocês conheceram no ano passado, que me permitiu trazer a bateia do seu avô, e aqui eu cantei: "Traga a bateia de luta, deixe a bateia passar".

O povo de Antônio Pereira estava organizado, mais de 100 pessoas viriam aqui, mas, com a obstrução, com os vetos, nós não podemos prever a votação. Eu estou pedindo desculpas ao povo de Antônio Pereira e a outros também que queriam vir aqui apoiar o projeto de lei de cada um e de cada uma que tão generosamente está sendo votado aqui. Mas eu registro que D. Ivone veio em nome de todos os garimpeiros e garimpeiras tradicionais, porque agora eles vão ser reconhecidos para que tenham direito à reparação, pois, até hoje, a Vale do Rio Doce e muitos que cometeram um crime contra a bacia criminalizam os garimpeiros e as garimpeiras. Viva!

Eu peço o apoio de cada um e de cada uma para que os trabalhadores e trabalhadoras saiam daqui pelo menos com a sensação de justiça, para que possam prosseguir na luta. Obrigado a todos de Antônio Pereira e de Ouro Preto. Viva os garimpeiros e garimpeiras tradicionais na sua luta! Deixo aqui o nosso reconhecimento. Obrigado, D. Ivone.

O presidente – Obrigado, deputado Leleco.