Pronunciamentos

DEPUTADO BETÃO (PT)

Discurso

Manifesta posição favorável ao projeto de lei que reconhece como de relevante interesse social e econômico do Estado a criação da raça porco piau, em 1º turno.
Reunião 3ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/02/2024
Página 59, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 3892 de 2022

3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 21/2/2024

Palavras do deputado Betão

O deputado Betão – Obrigado, presidente. Vou usar rápidas palavras, para a gente permitir que as comissões da parte da tarde continuem funcionando. É importante, senhoras deputadas, senhores deputados, trabalhadores da Assembleia, telespectadores da TV Assembleia que nos acompanham, falar um pouquinho sobre esse projeto que reconhece a importância social e econômica da criação da raça do porco piau em Minas Gerais. É uma demanda que chegou a nosso mandato, já há algum tempo, através de produtores rurais e do pesquisador Russo, o Russão, que é nosso parceiro, colabora com a gente. O objetivo é o Estado ter uma lei de reconhecimento da importância social e econômica dessa raça, que é reconhecida como a primeira raça de suíno nativa do Brasil. É um pouco de baixo custo de criação, e o mais importante, é um animal que tem papel estratégico para a agricultura familiar e para a agroecologia.

O Brasil hoje ocupa a 4ª posição no ranking de produção de carne suína no mundo, com 3,88% da produção global, mas a maioria dessa carne, além da destinação para o mercado externo, também não chega de forma apropriada até as mesas dos brasileiros. Por isso a gente tem um avanço muito grande em defesa da agroecologia, da produção livre de conservantes e principalmente de incentivo aos pequenos agricultores familiares e assentados que vivem da criação e somam esforços com quem luta para botar comida de verdade no prato do brasileiro.

A gente espera, em breve, haver mais leis de incentivo à produção, incluindo a destinação da carne para uma alimentação melhor dentro das escolas públicas de Minas Gerais. Outro projeto também muito parecido com esse, sobre cachaça, foi votado aqui, hoje. Então voto “sim” a esse projeto. Obrigado, presidente.

O presidente – Obrigado, deputado Betão.