Pronunciamentos

DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PL)

Discurso

Declara posição favorável ao projeto de lei que dispõe sobre as medidas para a prevenção da introdução e controle de doenças aviárias de alta patogenicidade no Estado e dá outras providências, em 1º turno.
Reunião 42ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/12/2023
Página 31, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1784 de 2023

42ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 12/12/2023

Palavras do deputado Antonio Carlos Arantes

O deputado Antonio Carlos Arantes – Registro a importância de se aprovar esse projeto, pois a gripe aviária é um grande risco para a avicultura brasileira. Hoje ela é realidade em várias partes do mundo, e quem transmite a gripe aviária são as aves migratórias. Essas aves ficam no Norte dos Estados Unidos, Canadá, e migram para o Sul, para a Argentina, para o Brasil; muitas vezes, trazendo essa gripe aviária.

A legislação mineira é muito incipiente e não dá oportunidade para que a fiscalização seja mais forte a fim de se evitar que essas aves migratórias possam penetrar em aviários do Estado, principalmente. Minas Gerais hoje é um grande mercado. A economia aviária é muito grande, é muito profissional. E nós precisamos avançar muito na legislação, para que, caso ocorra qualquer incidência dessa gripe, haja uma ação imediata do Instituto Mineiro de Agropecuária. Então pedimos a todos a aprovação desse projeto, porque isso é bom para o Brasil, é bom para Minas Gerais.

Se apenas uma granja for contaminada com a gripe aviária, é preciso fechar toda a exportação, não só de Minas, mas do Brasil. Ou seja, é uma grande preocupação, e precisamos estar preparados. Muito obrigado.