Pronunciamentos

DEPUTADA ANA PAULA SIQUEIRA (REDE)

Discurso

Parabeniza o deputado Ulysses Guimarães pela autoria de projeto de lei que dispõe sobre prazo de validade de laudo e perícia médica que atestam o transtorno do espectro autista - TEA -, no âmbito do Estado. Declara posição voto favorável ao projeto, na forma do Substitutivo nº 1, em 1º turno.
Reunião 30ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/09/2023
Página 80, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 4001 de 2022

30ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 20/9/2023

Palavras da deputada Ana Paula Siqueira

A deputada Ana Paula Siqueira – Presidente, inicialmente, quero parabenizar o deputado Ulysses Gomes pela brilhante iniciativa e solicitar aos meus colegas deputados e deputadas o voto “sim” a esse projeto, que vem promover a dignidade das pessoas que possuem transtorno do espectro autista, sobretudo das suas famílias. Nós acompanhamos vários casos de familiares que vêm aqui, nas audiências públicas, seja na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, seja nas ações organizadas pela frente parlamentar, seja nas audiências públicas da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Nós sabemos que o acompanhamento às pessoas que possuem TEA é uma das maiores dificuldades encontradas pelas famílias, porque têm que ficar o tempo todo mostrando, comprovando aquilo que não é perceptível a olho nu, se a pessoa, a criança tem ou não tem autismo. Então, isso é extremamente importante.

Certo dia, deputado Ulysses, eu recebi uma mãe de um município de Minas Gerais, que me trouxe duas pastas-catálogo com as quais ela anda, dia e noite, para cima e para baixo, com as suas crianças, duas crianças autistas, para comprovar a necessidade de atendimento especializado dessas crianças. Então, é inadmissível! A gente que acompanha e conhece toda dificuldade sabe que vai ser algo muito importante para o atendimento e, principalmente, para promover a dignidade não só da pessoa com transtorno do espectro autista mas também de todos os seus familiares.

Então, parabéns pela iniciativa. Eu encaminho pelo voto “sim”.

O presidente – Obrigado, deputada Ana Paula. Com a palavra, para encaminhar a votação, o deputado Leonídio Bouças.