Pronunciamentos

DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES (PL)

Discurso

Parabeniza o deputado Marquinho Lemos, autor do projeto, e o deputado Doorgal Andrada, autor da emenda a projeto de lei que dispõe sobre a isenção do pagamento de pedágio nas rodovias do Estado nos termos que especifica e dá outras providências. Declara posição favorável ao projeto, na forma do vencido em 1º turno, e à emenda apresentada.
Reunião 30ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/09/2023
Página 53, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 459 de 2019

30ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 20/9/2023

Palavras do deputado Sargento Rodrigues

O deputado Sargento Rodrigues – Sr. Presidente, queria apenas cumprimentar o ilustre colega deputado Doorgal Andrada pela emenda e, obviamente, cumprimentar o deputado Marquinho Lemos. É uma brilhante iniciativa, deputado Marquinho Lemos. V. Exa. fez aquilo que é da essência do legislador. Quando ele identifica uma lacuna social que precisa ser reparada e apresenta uma proposta, o próprio colega parlamentar que está acompanhando vê que o deputado conseguiu enxergar algo essencial para o conjunto da sociedade. V. Exa. enxergou isso de forma brilhante e, por isso, merece o nosso apoio, o nosso voto e o nosso respeito. Parabéns pela iniciativa. Que tenhamos projetos com esse cunho, com esse alcance social. Por isso registro aqui o meu voto antecipado.

Quero cumprimentar o deputado Doorgal Andrada. Esse jovem parlamentar, atento, encontrou outra lacuna.

Quero aqui, presidente, trazer a minha experiência, por conhecer o Estado de Minas Gerais igual à palma da minha mão, e falo isso com muito orgulho. Citei aqui a deputada Marli Ribeiro, que mora em Paracatu, região Noroeste, onde estão as distâncias mais longínquas do Estado. João Pinheiro, presidente, tem distrito que fica a 90km da sede. O deputado Doorgal Andrada falou: “Olha, vamos colocar essa emenda.” Porque o cidadão está saindo suado, cansado, do distrito para ir para a sede. Imagine ainda ter de pagar uma taxa de pedágio! Quem foi prefeito aqui sabe disso. Comentei com o deputado Rodrigo Lopes que dá até arrepio no cabelo do prefeito. Como o munícipe anda dentro do município pagando pedágio? Então, ele enxergou essa lacuna, olhou o projeto, lembrou-se disso e falou: “Olha, essa emenda se encaixa perfeitamente aqui, no Projeto de Lei 459/2019”.

Então, parabéns ao deputado Marquinho Lemos. Parabéns ao deputado Doorgal Andrada, que, como legislador atento, enxergou a lacuna de forma antecipada para não permitir que o munícipe saia do seu distrito, do seu povoado, da sua comunidade... Eu, por exemplo, conheço Itamarandiba, ao lado de Carbonita, cidade do deputado Marquinho Lemos. Quantos distritos, quantos povoados temos em Itamarandiba? Então, como você se desloca? Vem um maluco lá, vem a turma que só gosta de ganhar dinheiro, que não se lembra do social e implanta uma praça de pedágio. O cidadão não pode sair do município, da sede, do distrito ou do povoado. Para chegar ao município, ele tem de pagar um pedágio. Então, foi bem colocado aqui pelo deputado Doorgal Andrada, e eu espero que o conjunto de deputados e deputadas diga “sim” ao projeto e diga “sim” à emenda do deputado Doorgal Andrada. Obrigado, presidente.