Pronunciamentos

DEPUTADO ULYSSES GOMES (PT)

Questão de Ordem

Alerta para possível tentativa de obstrução da pauta durante encaminhamento de votação do projeto de lei que cria o Programa de Enfrentamento ao Assédio e Violência Política Contra a Mulher, no âmbito do Estado, em 1º turno. Manifesta solidariedade a parlamentares mineiras por ameaças sofridas.
Reunião 26ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 01/09/2023
Página 26, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 2309 de 2020

26ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 30/8/2023

Palavras do deputado Ulysses Gomes

O deputado Ulysses Gomes – Presidente, eu não quero fugir à regra, de forma alguma, até porque eu vou questionar exatamente essa forma de tentativa de obstrução. Com toda a compreensão e respeito, não houve nenhuma discussão de questão de ordem nas palavras do deputado que me antecedeu. Então ele usou dessa forma regimental para questionar, para opinar sobre o assunto contrário ao que a deputada disse.

Portanto eu queria encaminhar, pedindo essa questão de ordem a V. Exa., para que se cumprisse, exatamente à risca, o pedido de questão de ordem para que a gente possa, conforme o Regimento, respeitando os debates... Isso foi amplamente discutido nos encaminhamentos de ambos os lados. Então não cabe aqui, deputado que me antecedeu, com todo o respeito, essa forma até porque usou da palavra, anteriormente, para fazer os seus questionamentos.

Portanto eu pediria, presidente, exatamente que a gente entre na votação, valorizando a importância dessa temática que V. Exa. enfrentou, pautou e, como resposta do Legislativo mineiro, registra a gravidade desse assunto da forma como ele tem que ser tratado. Oito parlamentares, em Minas Gerais e no Brasil, foram ameaçadas de morte nas últimas duas semanas. Não é simplesmente uma questão parlamentar; é uma questão de gênero. Mulheres foram atacadas no seu direito parlamentar. Infelizmente, nós tivemos que ouvir da deputada Beatriz que ela fora violentada politicamente na última sexta-feira, mais drasticamente aqui. Não deixa de ser uma violência política ter que expressar isso dessa forma, aqui.

Registro a minha solidariedade à deputada e às demais parlamentares para que a gente tenha um mínimo de solidariedade, sobretudo para que o Parlamento mineiro, como V. Exa. pautou, possa votar e dar uma resposta minimamente à sociedade, para que a gente possa enfrentar isso, presidente. Então eu queria repudiar a forma de usar esse recurso do Regimento. Eu não queria também fazer isso. A questão de ordem é para que a gente siga o Regimento e possa votar esse importante projeto.