DEPUTADO LEONÍDIO BOUÇAS (PSDB)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/03/2023
Página 11, Coluna 1
Assunto ASSISTÊNCIA SOCIAL. CALENDÁRIO. DIREITOS HUMANOS. HOMENAGEM. MULHER. SEGURANÇA PÚBLICA.
Proposições citadas PL 3058 de 2021
Normas citadas LEI nº 22256, de 2016
1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 8/3/2023
Palavras do deputado Leonídio Bouças
O deputado Leonídio Bouças – Sr. Presidente, ao mesmo tempo que cumprimento todas as mulheres pelo Dia internacional da Mulher, as deputadas desta Casa, as servidoras da Assembleia Legislativa, gostaria de agradecer a V. Exa. por ter colocado na pauta de hoje um projeto de tamanha importância para mim, justamente no Dia Internacional da Mulher.
A gente fala do Dia Internacional da Mulher, que hoje já virou uma coisa... É uma data que a gente comemora com tanta efusividade, com tanta importância, mas as pessoas, às vezes aqueles mais novos, não sabem da luta que foi para que as mulheres passassem a participar de forma tão ativa na sociedade mineira, brasileira e no mundo em geral. Essa é uma luta que não terminou, essa é uma luta que não tem fim, porque as mulheres iniciaram, muitos e muitos anos atrás, até no século passado - aliás há dois séculos atrás - essa tentativa, que virou uma realidade, de aumentar a sua participação na sociedade. Imaginem, senhores, senhoras, que, até poucas décadas atrás, as mulheres nem votavam no Brasil. Olhem a gravidade de uma colocação dessa. Então, as coisas avançaram.
Agora, falando especificamente desse projeto, nós sabemos da gravidade do feminicídio no Brasil, dos altos índices, da violência contra a mulher, da violência doméstica. Isso afeta a vida da sociedade em todos os setores. Imaginem crianças na escola que, às vezes, têm mal aproveitamento escolar porque vivenciam violência na sua casa contra sua mãe. Então, na verdade, isso é um assunto da maior gravidade. Para ter um Brasil melhor, nós temos que melhorar essa situação, porque aqui há um dos maiores índices de violência doméstica no mundo. E esse nosso projeto visa justamente inserir, dentre as medidas para combater a violência doméstica, a implementação de programas que visem conscientizar sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Mas essas ações serão voltadas especialmente para o público masculino. É preciso justamente que aqueles que são os autores da violência contra a mulher sejam colocados a par, sejam conscientizados sobre as suas ações.
Por isso, eu peço o apoio de todos aqui, para nós aprovarmos esse projeto com unanimidade. Muito obrigado, presidente.