Pronunciamentos

DEPUTADO DELEGADO HELI GRILO (UNIÃO)

Discurso

Solicita apoio à proposta de emenda à Constituição que altera os arts. 31, 61, 65, 134 e 137 da Constituição do Estado e acrescenta dispositivos ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (que dispõe sobre a Polícia Penal e o Departamento Penitenciário - Depen).
Reunião 18ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/06/2022
Página 5, Coluna 1
Assunto CONSTITUIÇÃO ESTADUAL. EXECUTIVO. PESSOAL. SEGURANÇA PÚBLICA.
Proposições citadas PEC 53 de 2020

18ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 21/6/2022

Palavras do deputado Delegado Heli Grilo

O deputado Delegado Heli Grilo – Sr. Presidente, caros colegas deputados e deputadas, hoje é um dia histórico para a Polícia Penal de Minas Gerais. Vinte e dois estados já regulamentaram a Polícia Penal. O Estado de Minas Gerais se torna o 23º Estado a regulamentar. E o que nós estamos pedindo nada mais é que o direito de todos eles. Há homens e mulheres nessa instituição que há mais de 25 anos vêm enfrentando os corredores dos presídios mineiros sem temer, sem temer qualquer problema. Se voltarmos a alguns dias, durante a pandemia, veremos que nenhum deles se curvou. Continuaram o trabalho sem se preocupar com a possibilidade de se contaminarem e levarem para suas casas, para suas famílias esse problema, a contaminação. Eles continuaram trabalhando em busca de um resultado, que era manter a ordem e a vigilância no Estado mineiro, fazendo com que esses presos continuassem no cárcere. Homens perigosos, mulheres perigosas, e eles não se preocuparam, muitas vezes até correram risco, porque quem conhece o cárcere sabe como ele funciona.

O preso fica ali 24 horas tentando atingir quem está cerceando a sua forma de fugir. E a Polícia Penal, os gladiadores dos tempos modernos enfrentaram de cabeça erguida, de peito aberto, e não titubearam, muitas vezes colocando em risco a própria vida.

Então hoje, presidente, estamos aqui em busca de reconhecimento a todos eles. A Polícia Penal mineira precisa ser reconhecida como as demais. Se Minas é o Estado mais seguro, como diz o governo, grande parte disso se deve à manutenção da ordem nos presídios, ao trabalho dos policiais penais, sejam eles de Belo Horizonte, sejam lá dos cantinhos mineiros, sejam lá do recanto de Minas Gerais. Na última comarca, no último sistema de prisão, há um policial penal garantindo a segurança.

Então, Sr. Presidente, gostaria de pedir encarecidamente algumas coisas que, como se estava comentando, foram inseridas. O primeiro, o vencido em 1º turno, o relatório – e agradeço ao deputado Gustavo Santana – foi muito importante para todos nós. Houve alguns acréscimos neste 2º turno que alguns deputados acreditam que não são bons, mas acreditamos que são bons, sim. Precisamos do reconhecimento de todos.

Srs. Deputados, aqui peço a vocês que nos ajudem a aprovar, a encaminhar pela aprovação. É a realização de um sonho, um sonho de todos os policiais penais de Minas Gerais e meu também – por que não dizer? Não vou ser aqui a pessoa mais simples, mais humilde, e não dizer que é importante. É importante, sim. Comecei como eles, batendo cela lá em Iturama, a 900km de Belo Horizonte. Chegamos aqui em busca de reconhecimento. A Polícia Penal merece, está trabalhando, tem feito um grande trabalho para ajudar as varas de execução penal a manterem a ordem nos cárceres mineiros.

Então, estou em busca desse apoio de vocês. Podem ter certeza de que não haverá prejuízo nenhum para o Estado, não haverá prejuízo nenhum para o Poder Legislativo. Tenho certeza de que vocês reconhecerão a atividade de todos eles. Muito obrigado, Sr. Presidente.