Pronunciamentos

DEPUTADO PROFESSOR IRINEU (PSL)

Discurso

Manifesta posição favorável ao projeto de lei que dispõe sobre a adoção de medidas emergenciais complementares para o enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19 no Estado.
Reunião 22ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 3ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 01/04/2021
Página 31, Coluna 1
Assunto CALAMIDADE PÚBLICA. SAÚDE PÚBLICA.
Observação Pandemia coronavírus 2020.
Proposições citadas PL 2591 de 2021

22ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 30/3/2021

Palavras do deputado Professor Irineu

O deputado Professor Irineu – Sr. Presidente, deputado Tadeu Martins Leite, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, eu me inscrevi para falar na parte da manhã, Sr. Presidente, mas, quando chegou a minha vez, terminou o tempo.

Eu quero mesmo é cumprimentar a nossa Casa, cumprimentar o nosso presidente, os nossos líderes de blocos, o deputado Cássio Soares, por sobretudo, junto com o governador do Estado, ter pensado, neste momento tão difícil, numa saída para o Estado de Minas Gerais. A gente, que está andando, que tem corrido por aí, que tem visto as notícias do Leste de Minas, da Zona da Mata e aqui, da região metropolitana, aqui de Contagem, enfim, todos os dias só nos deparamos com tragédias, com pessoas esperando, com parentes próximos da gente, com amigos, todos nessa dificuldade tão grande. Eu tenho certeza de que esse projeto de lei vem na direção de buscar uma alternativa conjunta do Legislativo e do Executivo, todos juntos, para poder minimizar o sofrimento das pessoas.

Quanto a essa proposta de a gente poder, de o Estado poder estar contratando estagiários da área da saúde, pessoas com alguma experiência, com algum conhecimento, eu sei que isso vai ajudar muito. Recentemente fui fazer uma visita a uma pessoa lá no Madre Teresa. Eu vi o quanto a equipe estava exausta, o quanto a equipe já não estava mais dando conta. Agora vocês imaginem, nos nossos hospitais públicos, como isso está, como as nossas equipes estão. Então acho que isso foi muito bem pensado.

Quero reconhecer a sensibilidade das pessoas que, de maneira diuturna, estão trabalhando para poder ajudar Minas Gerais a sair desse caos. E Minas tem sempre saído na frente em tudo. Enquanto a gente vê muitas coisas por aí, muitos conflitos pelo País afora, e até no governo federal, aqui a gente pode ter essa oportunidade de ver os Poderes unidos em busca de uma solução.

Queria falar um pouco sobre a questão do feriado, desse período que, por um entendimento maior, foi retirado. Mas eu acho que a gente precisa, de fato, manter o nosso isolamento, manter o pessoal mais em casa, conscientizar a população a se cuidar. Acho que o governo precisa também fazer uma propaganda mais incisiva nesse sentido de estar estimulando as pessoas a ficarem mais em casa, a se cuidarem mais.

Às vezes a gente vê muitas festas clandestinas nos condomínios de luxo, nos sítios nos finais de semana. Muita gente ainda acha que não tem problema, muita gente ainda está andando sem máscaras. Então acho que a gente precisa, ainda, fazer um investimento no sentido da conscientização dessa população, desses mineiros e dessas mineiras.

Presidente, na verdade, a minha fala hoje é nesse sentido mesmo. Quero mesmo parabenizar a Mesa, parabenizar o nosso presidente, parabenizar toda a equipe que junto com ele e junto com a equipe do Executivo, do nosso governador Romeu Zema, pensou numa coisa boa, pensou num projeto importante que vai, tenho certeza, trazer resultados profícuos para a nossa saúde, sobretudo para poder atender as pessoas que mais precisam. Hoje todo mundo tem medo até de quebrar um pé porque, se isso acontecer, não sabe como poderá ser atendido.

Então tomara que Deus nos ilumine! Essa proposta será votada às 16 horas e terá o meu voto, independente da maneira como estiver colocada, e farei isso com muita tranquilidade, porque acho que algo muito bom para Minas Gerais. Além do mais, presidente, nós, deputados, temos que ter até alguns cuidados com as emendas para que a gente não possa inviabilizar e dificultar o projeto, que está bem enxuto. Às vezes, quando a gente começa a pensar em muitas emendas, a gente começa a burocratizar, e aí as coisas demoram um pouco para serem viabilizadas. Então, que pensemos nas emendas para que o projeto seja bem enxuto, bem fácil de ser executado.

É isso. Quero agradecer a oportunidade e dizer da minha alegria em poder estar neste momento aqui, mesmo com muita dor, mas participando de um momento importante aqui na Assembleia, que é a votação desse projeto, fruto de uma grande parceria entre o Legislativo e o Executivo. Um grande abraço a todos.