Pronunciamentos

DEPUTADO DALMO RIBEIRO SILVA (PSDB)

Discurso

Manifesta posição favorável ao projeto de lei que dispõe sobre a adoção de medidas emergenciais complementares para o enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19 no Estado. Solicita atenção especial ao Sul de Minas. Elogia a retirada do trecho do projeto que adiantava feriados dos anos de 2022 e 2023 para criar um feriadão na próxima semana.
Reunião 3ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 3ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 01/04/2021
Página 9, Coluna 1
Assunto CALAMIDADE PÚBLICA. SAÚDE PÚBLICA.
Observação Pandemia coronavírus 2020.
Proposições citadas PL 2591 de 2021

3ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 30/3/2021

Palavras do deputado Dalmo Ribeiro Silva

O deputado Dalmo Ribeiro Silva - Muito bom dia, caríssimo presidente Tadeu. É um prazer vê-lo dirigir os trabalhos.

Eu quero aqui, da minha querida Ouro Fino, me manifestar também favoravelmente ao projeto apresentado pelo nosso presidente Agostinho Patrus. É importante, sim. O momento é oportuno para se fazer essa reflexão, e o projeto vai ao encontro das necessidades, daquilo por que estamos passando.

Particularmente, Sr. Presidente, aqui no nosso Sul de Minas, estamos realmente numa situação seriíssima. Nosso escritório aqui, a nossa casa, tem sido realmente uma maneira de buscar vagas em vários hospitais da nossa região, todos lotados, sem leitos, sem remédio, sem medicamento para uma atenção especial, principalmente aos trabalhadores da área da saúde, e nova contratação... Nós estamos sabendo que não há profissionais, mesmo já havendo edital pronto, chamamento pronto. Falta, realmente, a presença do profissional, do médico, do enfermeiro, de tantos outros que precisam dar um encaminhamento necessário.

Eu quero, mais uma vez, pedir ao nosso relator que possa dar uma atenção especial ao nosso Sul de Minas. Aqui no Sul de Minas, vizinho de São Paulo, temos tido seriíssimos problemas com os nossos hospitais, iniciando-se por Pouso Alegre. Nós temos Itajubá, nós temos Poços de Caldas, nós temos Alfenas, nós temos Varginha, nós temos o hospital de São Lourenço, nós temos o hospital de Extrema atendendo toda a nossa região, a nossa macrorregião, com uma dificuldade muito grande mesmo.

Então, eu quero parabenizá-lo. Estamos encaminhando favoravelmente a esse projeto numa hora boa. A Assembleia nunca faltou com o governo do Estado. Houve a devolução de R$80.000.000,00 que a Mesa diretora fez ao nosso governador neste momento importante. Tenho certeza de que esse projeto irá contribuir muito para as novas contratações, para a aquisição de insumos, para o fortalecimento dos hospitais neste momento tão sério por que estamos passando em Minas Gerais e particularmente no Sul de Minas.

Eu ouvi atentamente a comunicação que V. Exa. acaba de fazer, (– Falha na transmissão do áudio.) também a ser apresentada com referência à antecipação dos feriados. Fico muito feliz de ver chegar este momento com esse consenso entre o autor do projeto, o presidente da Assembleia e o governador do Estado em relação a retirada dessa emenda. De ontem para cá, recebi inúmeros telefonemas de prefeitos, presidentes de associações comerciais, vereadores, todos preocupados com este feriado de 21 de abril. Mas eu quero parabenizar a sensibilidade que teve o nosso governador, que teve o nosso presidente em retirar essa emenda. Consequentemente, teremos outras ações, podemos ter um debate mais próximo, mais claro desse assunto.

Então, eu quero me manifestar favoravelmente ao projeto do presidente. Com certeza será um mecanismo importante, será um instrumento necessário para o fortalecimento dos nossos hospitais regionais, fazendo com que neste momento a gente consiga vencer essa pandemia em que temos perdido vidas de amigos, de pessoas queridas na nossa região. Então, fico aqui, com certeza, pronto para votar favoravelmente e quero manifestar que não irei também apresentar a nossa emenda quanto à antecipação dos feriados em decorrência da comunicação que V. Exa. acaba de fazer aqui no nosso Plenário.

Parabenizo a todos e vamos, sim, imbuídos desse sentimento de amor, de sensibilidade, fazendo com que a gente tenha brevemente a nossa saúde equilibrada, os nossos hospitais prontos mesmo a darem o encaminhamento necessário. Então, aqui em Ouro Fino, na nossa região, preocupados com o nosso sistema, estamos vivendo. Eu quero abraçar a todos; e, com certeza, será muito bem-vindo esse projeto do nosso presidente Agostinho Patrus que será aprovado na tarde de hoje. Um abraço, presidente. Conte conosco. Obrigado.