DEPUTADA LIZA PRADO (PROS)
Discurso
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/12/2014
Página 55, Coluna 1
Assunto TRIBUTOS.
Proposições citadas PL 5494 de 2014
Normas citadas LEI nº 6763, de 1975
17ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 3/12/2014
Palavras da deputada Liza Prado
A deputada Liza Prado - Sr. Presidente, conforme citado na ata, um projeto que muito tem preocupado a nós, do Triângulo Mineiro, é o de incentivo às usinas do álcool. As nossas usinas estão com muitos problemas, fechando postos de trabalho. Creio que hoje as lideranças vão conseguir chegar a um acordo. Estou esperando por isso. Conversei com o deputado Durval Ângelo. Ele e outros líderes, com certeza também o Pimentel, conversarão com o governador Alberto Pinto Coelho e chegarão a um acordo. Espero realmente que possamos votar esse incentivo ao pessoal do álcool, porque beneficiará não só a região do Triângulo Mineiro, mas todo o Estado de Minas Gerais. Discutíamos a importância de os postos permanecerem. É importante também que todos os setores sejam beneficiados, e nossas empresas não migrem para outros Estados. Estou acreditando nesse acordo. O deputado Durval Ângelo tem feito enorme esforço para um acordo das lideranças. Pela sua competência e capacidade de articulação, tenho certeza de que conversas não faltarão, de que conseguiremos resultados e votaremos esse projeto.
Estamos acompanhando todas as usinas de álcool na nossa região de Uberlândia. É muito triste ver um pai de família, um trabalhador que já ganha tão pouco ficar desempregado. É triste também ver empresas quebrando. A maioria das indústrias de Minas ficam no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba, portanto acredito ser possível fazermos um acordo e evitar esses desempregos. E mais, tenho certeza de que a Assembleia votará um projeto, melhorando-o com suas emendas, de forma a atender todos os setores.
O setor produtivo do Estado de Minas Gerais vive, como no restante do Brasil, um momento de ansiedade e muita incerteza. Acredito nas equipes econômicas. Esta semana, a presidenta Dilma indicou seu ministro da Fazenda, e eles estão tentando apresentar ao País no mínimo uma proposta para o Brasil voltar a crescer, mas com qualidade. Crescimento não é só produção. Se o trabalhador não tiver condições de consumir, não adianta esse crescimento.
Então, espero que consigamos votar os projetos que estão na pauta desta Casa. O deputado Elismar conhece perfeitamente a situação do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Recebemos inúmeras reivindicações para que a Assembleia dê sua contribuição a esse projeto, para que os empregos permaneçam, criando condições de competitividade. Não adianta ter um projeto que incentive o álcool, se não se consegue sua viabilização. É preciso que haja incentivos.