O formato grande-reportagem foi escolhido para mostrar como a música pode servir como registro histórico, representar grupos e dar voz a pautas específicas

Acorde!, novo programa da TV Assembleia, estreia quinta (1°)

Atração desta semana vai mostrar a evolução do samba como cenário do debate social.

31/08/2022 - 16:59

Será que política dá samba? Bloco de carnaval é lugar de debater pautas sociais? O novo programa da TV Assembleia mostra que sim: música, política e democracia podem sim caminhar juntos. O Acorde! estreia nesta quinta-feira (1º/9/22), às 19 horas, e logo no primeiro episódio já vai mostrar como a folia de Belo Horizonte se desenvolveu de uma festa restrita à elite masculina para um ambiente democrático, com pautas sociais importantes. 

Com meia hora de duração, no formato de grande-reportagem, a edição discute ainda como a música pode servir como registro da história, representar grupos minoritários e dar voz a pautas específicas, como o combate ao machismo e à homofobia.

O Acorde!, com apresentação de Maria Cláudia Barreto, terá quatro episódios quinzenais, cada um sobre um gênero musical. Além do samba, o programa vai falar sobre rap, funk e MPB, relembrando músicas com mensagens marcantes e ouvindo artistas que ainda hoje usam letra e melodia para denunciar, criticar, apresentar demandas e opiniões. Cada edição vai gerar uma playlist de músicas no aplicativo Spotify, que tem versão gratuita para celular e computador.