Um dos princípios da TV Assembleia na cobertura das eleições deste ano é o combate à desinformação - Arquivo ALMG
Programação da TV Assembleia dá destaque às eleições

TV Assembleia prepara cobertura das eleições de 2022

Um dos novos programas deste ano é o Conversa de Criança, que estreia nesta segunda (22), às 21 horas.

22/08/2022 - 15:30

Referência na cobertura das eleições, a TV Assembleia prepara uma extensa programação relacionada ao pleito deste ano. O conteúdo inclui programas já realizados que se voltarão para a temática e outros novos. Uma novidade é o Conversa de Criança que estreia nesta segunda-feira (22/8/22), às 21 horas.

A gerente-geral de Rádio e Televisão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Patrícia Porto, explica que o programa aborda o tema da política de modo geral a partir de conversas com alunos de duas escolas do ensino fundamental de Belo Horizonte. Serão cinco episódios semanais sobre política, eleições, Poder Executivo, Poder Legislativo e desigualdade.

"São escolas que já têm em seu currículo abordagem sobre política, participação e cidadania. O objetivo é mostrar que esses assuntos não dizem respeito só aos adultos, que os estudantes têm o que dizer sobre eles", relatou.

Também se inicia nesta segunda (22) e continua até o fim de setembro a rodada de entrevistas com candidatos a governador e a senador por Minas Gerais. A atividade vai ao ar sempre às 22h30, no programa Mundo Político, que traz diariamente entrevistas e comentários sobre política e eleições.

Nesta semana, são esperados os candidatos ao governo estadual Indira Xavier (UP), Lorene Figueiredo (Psol) e Marcus Pestana (PSDB).

Outro diferencial é o hotsiteEleições 2022, disponibilizado a partir desta segunda (22) no Portal da Assembleia, para concentrar todo o conteúdo relativo às eleições produzido pela TV Assembleia.

Combate à desinformação

Um dos princípios da TV Assembleia na cobertura das eleições deste ano é o combate à desinformação. Patrícia Porto explica que, desde o início deste ano, a TV trabalha com conteúdos que fazem esse enfrentamento.

Desde julho, vem sendo apresentado o programa Giro Eleitoral, que traz uma cobertura diária sobre a temática com as convenções dos partidos, os bastidores das campanhas e a agenda dos candidatos, por exemplo.

Outros programas estão sendo finalizados. Um deles, com estreia no fim deste mês, vai abordar com especialistas, a cada semana, temas relevantes para Minas e para o País. Serão quatro episódios ao todo sobre mineração e outras alternativas econômicas para o Estado, gargalos na infraestrutura, desigualdade e o SUS.

Já o Sala de Imprensa, a partir do fim deste mês até fim de outubro, vai debater com profissionais da imprensa questões como consumo de mídia, avaliação das campanhas, desinformação, dia da eleição e do 2º turno.

"Queremos valorizar o trabalho do jornalismo formal, neste contexto em que as informações estão pulverizadas nas redes sociais e em blogs, sem garantia de veracidade", afirmou Patrícia Porto.

Por fim, outra novidade deste ano é o Acorde, com previsão de estreia para início de setembro. A gerente-geral contou que o programa traz uma reflexão sobre música e democracia, resgatando canções antigas. Serão quatro episódios, dois deles sobre samba, um sobre Hip hop e outro sobre Funk.

Cobertura no dia da eleição

Em 2 de outubro, dia do 1º turno das eleições, a TV Assembleia vai acompanhar o andamento das votações e trazer o debate de temas relevantes para o Estado e o País durante sua programação.

A partir das 17 horas, o foco é a apuração dos resultados, sobretudo, dos eleitos para ocupar as 77 vagas da ALMG.

"Esta é a nossa 13ª cobertura de eleição na TV Assembleia. Nesse período, houve amadurecimento de um modelo de cobertura, com uma equipe mais segura e consciente de se envolver com as eleições, que representam o momento de consagração da nossa democracia", disse.