Eduardo Hazan abre a temporada do Segunda Musical com recital de piano

Teatro, Galeria de Arte e Memorial reabrem as portas

Programação é retomada após dois anos de pandemia; uma das primeiras atrações é o Segunda Musical, nesta segunda (30).

26/05/2022 - 14:43 - Atualizado em 30/05/2022 - 18:26

Após um intervalo de dois anos sem atividades presenciais, o Assembleia Cultural retoma sua programação na próxima semana. O Teatro e a Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) abrem as portas para os públicos externo e interno com as apresentações do Segunda Musical e do Zás e as exposições na Galeria de Arte.

Na segunda-feira (30/5/22), às 20 horas, a música erudita volta a ser destaque no palco do Teatro com o recital do pianista Eduardo Hazan. Nesse mesmo dia, a Galeria de Arte recebe duas mostras de pinturas, que ficarão em cartaz até 17 de junho: “Arquiteturas”, de Alexandre Menezes, e “Intermédio da cor”, de Iago Marques

Na quinta-feira (2), às 19 horas, no Teatro, o Zás retorna às atividades com o show "Parceiragem”, de Tadeu Franco e Felipe Bedetti. 

A temporada 2022 traz na programação os artistas que foram contemplados nos editais de 2019, paralisado devido à pandemia do coronavírus. A lista dos selecionados foi divulgada no Diário do Legislativo de dezembro de 2019 e o anúncio do intervalo foi feito em março de 2020.

Não há restrição de circulação para público externo na Assembleia atualmente. Apenas o acesso à Galeria de Arte deve ser feito por meio de credenciamento no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e por biometria facial. As atrações são gratuitas, com exceção das ocupações do Teatro aos finais de semana.

Pianista Eduardo Hazan dá início à temporada do Segunda Musical

O premiado pianista Eduardo Hazan interpretará composições de Mozart e Chopin no concerto de abertura da programação do Segunda Musical em 2022. O recital é às 20 horas desta segunda-feira (30), no Teatro. 

Professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo é presença constante no palco do projeto. Desde 2009, já se apresentou dez vezes como convidado.

Nascido em Santos (SP), o músico é o responsável pela formação de várias gerações de pianistas brasileiros. Estudou por sete anos no exterior, tendo concluído o seu bacharelado pela Academia de Música de Viena, com nota máxima. Em seguida, aperfeiçoou-se em Paris e finalizou o mestrado pela Indiana University. Lecionou por mais de 30 anos, 20 dos quais na UFMG. 

Foi um dos criadores da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, um dos principais centros de educação musical do País e de divulgação da música contemporânea na América Latina.

Hazan recebeu três prêmios internacionais nos concursos Marguerite Long (França), Vianna da Motta (Portugal) e Rio de Janeiro. Atuou em recitais nos Estados Unidos, na França, na Espanha, em Portugal, na Áustria e na Inglaterra. Gravou vários álbuns e atuou como solista de orquestras, como a Sinfônica de Minas Gerais, Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra de Câmara Sesiminas.

Na pandemia, Assembleia Cultural teve exposições on-line

Em dois anos de pandemia, o programa Assembleia Cultural realizou três editais de exposições que foram apresentadas em ambiente digital, por meio do projeto Minas Arte em Casa.

A primeira, em 2020, abarcou 40 vídeos inéditos de artes cênicas e de música popular e erudita, desenvolvidos em plataformas digitais. As apresentações foram ao ar pelo Instagram do Assembleia Cultural, pela TV Assembleia e pelo YouTube da ALMG e continuaram disponíveis nas redes sociais da Casa.

A segunda, relacionada às comemorações dos 300 anos de Minas Gerais, expôs na internet 60 imagens que retrataram a identidade do povo mineiro e os desafios para o futuro do Estado. Ela foi lançada em dezembro de 2020 e ficou disponível para acesso por um ano.

“Mulher no plural: múltiplas perspectivas” foi o terceiro edital lançado, que gerou uma exposição de fotos ainda em cartaz. Essa iniciativa possui interface com o evento Sempre Vivas.

Em dezembro de 2021, foi criado também o quinto projeto integrante do programa Assembleia Cultural, o Entretextos. A iniciativa é realizada uma vez por semestre e tem como objetivo estimular a divulgação e o debate de obras audiovisuais e literárias que tenham como referências as culturas mineira, brasileira e latino-americana.

Assembleia Cultural oferece cinco projetos, relembre:

Destinado à promoção das diferentes manifestações artísticas e culturais do Estado, o Assembleia Cultural é composto por cinco projetos com características e critérios de seleção específicos, sendo eles:

Segunda Musical: visa reconhecer e incentivar jovens estudantes de música erudita, a partir de 16 anos, em qualquer nível de formação. Para grupos de câmara, é permitida a participação de músicos que não sejam estudantes. Os recitais, que podem ser individuais ou em grupo, são gratuitos e realizados às segundas-feiras, às 20 horas, no Teatro.

Zás: a programação apresenta espetáculos gratuitos de música, teatro, dança, humor e poesia, entre outras manifestações artísticas. É realizado às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro.

Mineiranças: a ALMG cede para associações de artesãos o uso da Galeria de Arte para a realização de feiras e exposições com o intuito de valorizar as práticas culturais de comunidades mineiras, sobretudo o artesanato, os ofícios tradicionais e a cultura popular regional. Cada evento, com entrada franca, tem a duração de uma semana (cinco dias úteis), sendo que o espaço é aberto a visitações de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Ocupações – Galeria de Arte: cessão de espaço que busca promover trabalhos de artistas e grupos de artes visuais, em suas variadas expressões: pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e outros. São aceitas propostas individuais ou coletivas. Cada temporada (três semanas) é composta por duas propostas individuais ou uma proposta de coletivo artístico. A Galeria fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com acesso gratuito.

Ocupações – Teatro: as apresentações são aos fins de semana (sextas, sábados e domingos), sendo permitida a inscrição de espetáculos de teatro adulto e infantil, shows, humor, dança, performance e outros. Nessa modalidade, a Casa cede o espaço, mas a bilheteria é de responsabilidade da produção.

Memorial do Legislativo Mineiro também retoma programação

A partir desta quarta-feira (1/6), o Memorial do Legislativo Mineiro também vai retomar as atividades. O local está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Inaugurado em 2013, o Memorial é um centro de referência sobre a trajetória do Parlamento, da produção legislativa e de acontecimentos marcantes do cenário político do Estado.