Expansão de Estação Ecológica pauta debate
Proposta de ampliação de unidade de conservação em Nova Lima será debatida nesta sexta (9).
08/07/2021 - 15:45A proposta de expansão da Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima (Região Central), será tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião está marcada para esta sexta-feira (9/7/21), às 10 horas, no Auditório do andar SE. Quem solicitou a audiência foi a deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que é autora também do Projeto de Lei (PL) 96/19, que prevê a expansão da Estação.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.
De acordo com o texto do projeto, a principal finalidade da área de preservação ambiental é proteger o manancial de água na Bacia do Ribeirão dos Fechos e os ambientes naturais existentes da área. “Essa é uma unidade de conservação que abriga diversas nascentes e córregos, com um papel fundamental para o abastecimento de água de Belo Horizonte e com importância para todo o Estado”, afirmou Ana Paula Siqueira, que também destacou que a área é um corredor ecológico que abriga várias espécies em extinção.
A modalidade de unidade de preservação Estação Ecológica permite o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de educação ambiental, desde que não afetem o funcionamento dos ecossistemas e a qualidade do manancial de água.
Atualmente, a Estação de Fechos abrange uma área de 602,95 hectares e o PL sugere uma ampliação de 269,5 hectares. A Comissão de Constituição e Justiça da Casa já emitiu parecer favorável à matéria, mas reduziu para 222,12 hectares a área a ser acrescida.
“A relevância dessa iniciativa é consenso diante do valor natural, hidrográfico e ambiental da área, que se torna ainda mais importante diante da atual crise hídrica que vivemos”, destacou Ana Paula Siqueira.
Para discutir a questão, foram convidados representantes do Ministério Público, da Copasa, de órgãos ambientais e de entidades da sociedade civil como o movimento "Fechos, eu cuido".