Comissão de Segurança Pública cobra pagamento de benefícios como férias-prêmio, ajuda de custo e diárias
Discussão sobre falta de repasse de auxílios a agentes de segurança é adiada

Benefícios aos servidores da segurança motivam nova reunião

Ausência do secretário de Fazenda em audiência nesta quarta (5) exigiu aprovação de outro encontro na próxima semana.

05/05/2021 - 12:27

A ausência do secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, em audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã desta quarta-feira (5/5/21), para tratar do pagamento de ajuda de custo, diárias e férias-prêmio aos servidores das forças de segurança pública do Estado, motivou a aprovação de requerimento para uma nova reunião sobre o assunto.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

A nova audiência, solicitada pelos deputados Sargento Rodrigues (PTB), que preside a comissão, Delegado Heli Grilo (PSL) e João Leite (PSDB) e pela deputada Delegada Sheila (PSL), tem o objetivo de ouvir o secretário sobre o valor total da dívida do Governo de Minas com os servidores públicos e militares estaduais em relação, especificamente, ao pagamento dos referidos benefícios, discriminando as categorias desses servidores e as respectivas pastas nas quais estão lotados.

Além de diversos representantes da categoria, a secretária de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, participou remotamente do encontro desta quarta (5). Mas, na opinião dos deputados que assinam o requerimento para a nova reunião, é importante que o pagamento dos benefícios aos servidores seja tratado conjuntamente pela Secretaria de Estado de Fazenda e de Planejamento. Os titulares dessas pastas integram o Comitê de Orçamento e Finanças de Minas Gerais (Cofin).

“Há relatos de servidores que estão há seis anos sem receber suas férias-prêmio, por exemplo. A reunião será mais propositiva com a participação da Seplag e da Fazenda”, destacou Sargento Rodrigues. O parlamentar informou que a audiência será na próxima quarta-feira (12), às 9h30.

Representantes da categoria pedem atendimento das demandas

Alguns representantes da categoria que participaram de forma remota da reunião se disseram ansiosos para tratar do assunto e ter alguma perspectiva de solução. A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais, Maria de Lurdes Camilli, por exemplo, enfatizou que o governo tem condições de quitar o valor da dívida com os servidores e que é extremamente relevante que a situação seja resolvida.

Já o presidente da União dos Militares de Minas Gerais, coronel Zeder Gonçalves, disse que é preciso lutar pelas demandas da categoria. “Até pouco tempo, brigávamos pelo pagamento no quinto dia útil, o que já está superado”, ressaltou.

A presidente da Associação dos Escrivães da Policia Civil do Estado (Aespol), Aline Risi dos Santos, pediu, por sua vez, que, na reunião do dia 12 de maio, o secretário de Estado possa trazer uma proposta para o pagamento dessas férias-prêmio.