Hospital de campanha no Expominas vai oferecer 768 leitos para pacientes com Covid-19 - Arquivo ALMG

Assembleia recebe secretários de Saúde e de Planejamento

Gestores vão prestar informações sobre o combate à pandemia e a operacionalização de hospital de campanha no Expominas.

23/06/2020 - 16:32

Para prestar esclarecimentos sobre as ações de enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus e as contratações necessárias para operacionalizar o hospital de campanha montado no Expominas, em Belo Horizonte, os secretários de Estado de Saúde e de Planejamento e Gestão serão recebidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Especial de Plenário. O encontro está agendado para esta quarta-feira (24/6/20), a partir das 9 horas.

Acompanhe a reunião ao vivo.

O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, atualizou os parlamentares, em duas reuniões recentes, sobre a situação do Estado em meio à pandemia. Nessas ocasiões, ele admitiu que havia subnotificação de casos, devido à quantidade insuficiente de testes disponíveis, reforçou a necessidade de isolamento social para a prevenção do contágio e informou que o governo trabalhava para ampliar o número de leitos nos hospitais.

Carlos Eduardo Amaral também apresentou o programa "Minas Consciente", que trata da reabertura gradual de estabelecimentos comerciais no Estado, e respondeu a questionamentos sobre investimentos nos hospitais regionais e repasses para as Santas Casas.

Segundo o último boletim epidemiológico publicado pela secretaria de Saúde, Minas tem hoje 29.897 casos confirmados e 720 óbitos causados pela doença. A média de idade das pessoas que vieram a falecer é de 68 anos e 83% delas apresentavam ao menos uma comorbidade, doença pré-existente, como diabetes e hipertensão.

O vírus já chegou a 640 dos 853 municípios mineiros. Com o rápido crescimento do número de pessoas infectadas e de mortes, o governador Romeu Zema declarou, na última semana, não descartar a possibilidade de lockdown em determinadas regiões. O avanço da pandemia também levou o Poder Executivo a promover a regressão da fase de abertura das atividades econômicas nas regiões Central e Norte.

Hospital de campanha – O secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, vai abordar a operacionalização de serviços no hospital de campanha de Belo Horizonte, estrutura erguida ao custo de R$ 5,3 milhões no centro de convenções Expominas.

O hospital tem capacidade de 768 leitos, mas ainda não está sendo utilizado. A gestão do espaço será compartilhada entre as secretarias de Saúde e de Planejamento, a Polícia Militar e organizações sociais (OS). Na última quinta (18), o governo publicou edital de seleção para as OS interessadas em gerir o hospital.

Além dos secretários, estarão no Plenário o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), e o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Pimenta (PDT). De forma virtual, participarão os líderes dos quatro blocos parlamentares, da Maioria e da Minoria.