Canal pretende disponibilizar informações relevantes sobre a evolução da Covid-19 em Minas e no Brasil

Assembleia lança canal de informação no Telegram

Objetivo é oferecer à população conteúdos sobre o coronavírus, com boletins diários e ações de enfrentamento da doença.

22/04/2020 - 17:26

Oferecer informação relevante ao cidadão sobre a evolução da Covid-19 em Minas e no Brasil, assim como as medidas de prevenção e ações do Parlamento mineiro no enfrentamento da pandemia. Com esse propósito a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lança, nesta semana, o seu canal institucional no Telegram, aplicativo de mensagens instantâneas. 

Serão compartilhados, duas vezes por dia, conteúdos relacionados ao coronavírus, como vídeos da TV Assembleia, podcasts, infográficos e materiais informativos publicados no hotsite.

O lançamento deste canal será em caráter experimental e a sua permanência será posteriormente avaliada, a partir dos resultados obtidos.

O canal institucional no Telegram é voltado para o público geral. Os interessados poderão assiná-lo para receber dados atualizados sobre o tema.

Um dos seus focos, o informativo, se baseará em dados de fontes oficiais sobre a evolução da pandemia e em pesquisas e outros avanços no enfrentamento, especialmente com base nos estudos e informações recebidos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a qual foi firmada recentemente uma parceria institucional.

Já no sentido da prestação de contas, o canal vai se concentrar na atuação do Parlamento, divulgando iniciativas voltadas para políticas públicas, a fiscalização do Governo e a elaboração de legislação para o enfrentamento da Covid-19.

Cadastro - Para receber o conteúdo, o cidadão deve solicitar cadastro no canal, por meio do link t.me/assembleiamg

A escolha por esse aplicativo se deu por causa de suas funcionalidades, que são mais vantajosas que outros aplicativos do mercado, como o WhatsApp.

Entre os recursos destacados, estão:

  • permite o envio de mensagens com arquivos de qualquer formato (doc, zip, mp3 etc), com até 1.5 GB cada;
  • permite não ocupar espaço em disco do dispositivo (uso em nuvem);
  • possibilita a criação de grupos de até 200 mil pessoas e canais com número ilimitado de membros;
  • permite a publicação de enquetes;
  • oferece interface com a descrição do canal;
  • cada mensagem tem um contador de visualizações atualizado quando a mensagem é visualizada, incluindo as cópias encaminhadas da mensagem;
  • permite que o canal tenha mais de um administrador, com direitos diferentes, para gerenciar o serviço (transmitir e apagar mensagens, adicionar inscritos - somente os primeiros 200, remover inscritos).