O curso para os coordenadores encerra a fase preparatória de cada edição - Foto: Arquivo ALMG

Começam cursos para coordenadores do Parlamento Jovem 2020

Atividade, que é preparatória para próxima edição do programa, será realizada entre os dias 2 e 10 de dezembro.

28/11/2019 - 14:31

Começa na próxima segunda-feira (2/12/19), em Belo Horizonte, o curso de formação de coordenadores municipais, mais uma etapa do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2020, cujo tema será Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ao todo, deverão participar cerca de 210 pessoas, de 127 câmaras municipais mineiras.

O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) direcionado aos jovens que estão cursando o ensino médio, desenvolvido desde 2004, em parceria com os legislativos municipais e também com o apoio da PUC Minas.

Tanto as câmaras que já são veteranas no programa, quanto as que estão ingressando agora, e que fizeram o curso introdutório no último dia 13 de novembro, participam dessa formação de coordenadores. As atividades do curso vão até a próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, e serão realizadas no Auditório José Alencar e nas salas da Escola do Legislativo.

Os representantes das câmaras que atuarão como coordenadores foram divididos em três turmas. Cada uma cumprirá um programa de curso de dois dias. No primeiro dia da programação, eles discutirão o regulamento, calendário e plataforma de gestão do programa, assim como os tópicos essenciais para organização dos polos regionais do PJ Minas 2020. No segundo dia, participarão de oficinas sobre os subtemas do ano.

O subtemas de 2020 são os seguintes: 

  • Mudanças Climáticas e Proteção à biodiversidade
  • Práticas sustentáveis e Desenvolvimento Econômico
  • Recursos Hídricos e Saneamento Básico

Comunicação - No primeiro dia do curso, os participantes também conhecerão a identidade visual criada para o PJ Minas 2020, que pode ser usada por eles em peças de divulgação do programa em seus municípios e também na comunicação por meio das redes sociais. Terão contato, ainda, com a equipe formada por profissionais de diversos setores da ALMG, que dá o suporte de comunicação ao Parlamento Jovem de Minas.