Marcos Fonseca tem tentado ingressar no projeto desde a última legislatura na câmara de seu município, Carmo de Cajuru

Curso prepara representantes de câmaras novatas para PJ 2020

Atividade, na Escola do Legislativo, nesta quarta (12), recebeu 59 participantes de diversos municípios do Estado.

13/11/2019 - 17:10

Representantes de câmaras municipais ingressantes no Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) realizaram o curso de formação introdutória nesta quarta-feira (13/11/19). A capacitação, no auditório da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), contou com a presença de 59 participantes de várias cidades mineiras.

O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã para jovens mineiros que estejam cursando o ensino médio. Foi criado em 2004, sendo realizado por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e escolas públicas e privadas e com o apoio também da PUC Minas. Em 2020, o tema do programa será Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A atividade na Escola do Legislativo teve breve introdução sobre a importância do projeto, apresentada pela gerente-geral da Escola, Ruth Schmitz. Cada participante disse seu nome, cidade e distância que percorreu para estar na Capital. Posteriormente, as etapas do projeto foram apresentadas de forma aprofundada, com abertura para perguntas.

O representante de Carmo de Cajuru (Centro-Oeste de Minas), Marcos Fonseca, tem tentado ingressar no projeto desde a última legislatura na câmara de seu município. "Conhecemos o PJ pela própria câmara, há quatro anos. Neste ano, finalmente, conseguimos apoio para participar", relata. "Tenho a expectativa de obter também o apoio das escolas do meu município para participarem do projeto", destaca o representante.

Suzana Duarte Maia, representante da Câmara Municipal de Passos (Sul de Minas), ressaltou o desejo de sua cidade em integrar o projeto. "Obtivemos aprovação de nossa presidência e, agora que conseguimos, estamos eufóricos para participar do PJ", revela.

Vídeo – Um vídeo institucional também foi apresentado para introduzir, de forma geral, o objetivo do projeto, sua história e seus impactos na sociedade. Nele, participantes da edição anterior ressaltam a importância do PJ para promover o contato dos jovens com o Poder Legislativo.

"Como as câmaras ingressantes não conhecem a estrutura do projeto e o que é planejado para sua gestão e realização, esse curso é fundamental para que eles tenham noção de todo o planejamento", explica Leandra Martins de Oliveira, coordenadora estadual do PJ Minas.

"Não é um projeto de simulação, como a simulação do papel do vereador, de um deputado, mas sim de participação e formação cidadã. Entender essa participação é fundamental para a boa condução do Parlamento Jovem de Minas pelo município", completa Leandra.