Em abril, aprovados no concurso acompanharam discussão sobre o tema - Arquivo ALMG

Adiamento de curso de formação da PM motiva visita à Seplag

Suspensão do processo por um ano se daria em virtude da crise fiscal do Estado.

17/05/2019 - 14:43

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará na próxima segunda-feira (20/5/19), às 9 horas, visita à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) na Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, na Capital.

O requerimento é de autoria dos presidente e vice-presidente da comissão, deputados Sargento Rodrigues (PTB) e Delegado Heli Grilo (PSL), e dos deputados Bruno Engler (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cleitinho Azevedo (PPS) e Douglas Melo (MDB).

O objetivo da visita é debater o adiamento, por um ano, do Curso de Formação de Soldados (QPPM), a que se refere o Edital DRH/CRS nº 6/2018, relativo ao provimento de 1.560 vagas de servidores da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O governo justifica a medida em virtude da crise fiscal do Estado.

Em audiência que tratou do tema em abril deste ano, o tenente-coronel Edmar Pinto de Assis, representante do comando da PMMG, declarou que o impacto financeiro da realização do curso neste ano seria de R$ 6 milhões por mês, o que seria muito relevante para um Estado em crise financeira.

Na mesma reunião, o deputado Sargento Rodrigues registrou que, além do adiamento, o governo passou a exigir novos exames de saúde, psicológico e toxicológico, entre outros. Ele destacou que não só os aprovados, mas também o Estado sofre prejuízo com esse adiamento.

“Temos na PM 39 mil homens na ativa, sendo que o efetivo adequado seria de 51 mil. Com a proposta de reforma da previdência, há a perspectiva de 5 mil policiais se aposentarem”, disse. “Estamos aqui para apoiar esta luta, porque o governo e a Polícia Militar precisam de vocês, para levar a segurança à população”, explicou na ocasião.

Foram convidados a acompanhar a comissão durante a visita os deputados federais Subtenente Gonzaga (PDT-MG) e Cabo Junio Amaral (PSL-MG), além do Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Giovanne Gomes da Silva.               

Consulte a pauta da visita.