Mobilização do 8 de março será avaliada pela comissão, que vai discutir também a agenda para os próximos meses

Comissão vai avaliar ações do Dia Internacional da Mulher

Deputadas vão fazer balanço sobre a mobilização no Centro da Capital mineira e organizar a agenda de luta para 2019.

19/03/2019 - 15:11

O evento Sempre Vivas – Mulheres em luta contra a violência, realizado em Belo Horizonte, na sexta-feira (8/3/19), para celebrar o Dia Internacional da Mulher, será avaliado em audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quinta-feira (21/3/19). A reunião está marcada para as 9h30, no Plenarinho IV.

O pedido para realização da audiência partiu da presidenta da comissão, deputada Marília Campos (PT). A parlamentar explica que o fórum que preparou as atividades da ALMG para o 8 de março fez do Dia Internacional da Mulher o marco inicial de uma agenda que atravessará todo o ano de 2019.

"A luta das mulheres é todo dia. Vamos, claro, fazer um balanço das ações desenvolvidas, mas, principalmente, organizar a continuidade dessa luta em defesa da vida das mulheres”. 

Realizado pela comissão da ALMG em parceria com entidades da sociedade civil, o evento que marcou a passagem do dia mundialmente dedicado à mulher reuniu mulheres de vários grupos sociais, na Praça 7, Centro da Capital. Em audiência pública, as participantes denunciaram as diversas formas de violência sofridas pela mulher, especialmente a brasileira, convocando todas a refletirem sobre estratégias de luta.

Durante o evento, os dados apresentados por deputadas, movimentos e por entidades e órgãos como a Defensoria Pública e o Ministério Público mostraram que o enfrentamento a esses crimes de gênero é urgente.

Convidadas – Militantes da causa feminista e representantes de organizações não governamentais e de órgãos públicos, como a Promotoria de Justiça e a Defensoria Pública estão entre os convidados a participar da reunião da próxima quinta-feira (21).

Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.