Participaram da atividade alunos de Itanhandu, Itajubá e Maria da Fé

Estudantes simulam audiência pública na Assembleia

Atividade foi realizada com participantes do Parlamento Jovem de Minas, em visita à ALMG.

27/11/2018 - 14:59

Durante visita guiada às dependências da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (27/11/18), um grupo de estudantes do ensino médio no Sul de Minas simulou a realização de uma audiência pública sobre a violência contra a mulher, assunto que foi tema da edição 2018 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas).

Os jovens, vindos de Itanhandu, Itajubá e Maria da Fé, participaram do PJ Minas ano passado; e alguns deles também estarão na edição 2019 do projeto, integrando o Polo Sul II, um dos 16 polos de realização do projeto. A visita guiada faz parte do programa Visitas Orientadas, desenvolvido por meio da Escola do Legislativo.

No Auditório José Alencar Gomes da Silva, eles compuseram a mesa da audiência e assumiram o papel de deputadas e deputados e de representantes de instituições que têm relação com o tema, que motivou os debates desta edição do PJ Minas. Além de terem conhecido esse espaço da ALMG, os jovens também visitaram o Plenário e os Plenarinhos.

Lilian da Silva Almeida Cortez foi uma das estudantes que participou da simulação. Aluna do 2º ano da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, de Maria da Fé, ela disse que a experiência foi interessante. “Gostei de conhecer os espaços da Assembleia. Também recebi muitas informações sobre o funcionamento do Legislativo. Aprendi muito com o PJ Minas, e agora tive a oportunidade de ver na prática como é a ALMG”, afirmou.

A estudante Letícia Alexandra da Silva, do 2º ano da Escola Estadual Florival Xavier, de Itajubá, também participou da atividade desta terça. “Foi uma oportunidade de sairmos da rotina e vermos coisas que não estão no nosso dia a dia. A visita me ajudou a compreender melhor os ambientes e as funções do Legislativo”, relatou.

Importância da participação é enfatizada

Esteve presente na visita guiada o presidente da Câmara Municipal de Maria da Fé, Rodrigo Guimarães Braga. O vereador, de 25 anos, foi monitor do Parlamento Jovem em 2013, quando cursava Direito em Pouso Alegre (Sul de Minas). Entusiasta do projeto, ele contou que o PJ Minas contribuiu para que entendesse a importância da participação e para que se sentisse motivado a exercer uma atividade política.

Segundo a coordenadora do Polo Sul II, Cássia Almeida, esse encontro na Assembleia foi uma demanda dos alunos. “Eles pediram para ter outro momento para se reunirem, além da plenária regional, pois apenas alguns representantes das cidades comparecem à etapa estadual. Os estudantes foram muito participativos nesta edição do PJ Minas, e o tema foi muito oportuno”, destaca.