Assembleia e PBH serão parceiras para manutenção de praça
Termo de Cooperação será assinado na quarta (5/12), antes da Cantata de Natal, em solenidade no Parlamento mineiro.
30/11/2018 - 13:16 - Atualizado em 30/11/2018 - 17:44Tradicional espaço de lazer e cultura de Belo Horizonte desde sua inauguração, ainda na década de 1970, a Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, no Bairro Santo Agostinho, terá sua preservação garantida com a assinatura nesta quarta-feira (5/12/18) de um Termo de Cooperação para Manutenção entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte.
A solenidade será a partir das 18h30, na abertura da Cantata de Natal, outra tradição do calendário de festividades de final de ano da Capital mineira.
O Termo de Cooperação para Manutenção da Praça Carlos Chagas vai referendar a adesão da ALMG ao Programa “Adote o Verde”, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A solenidade contará com as presenças do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (MDB), e do prefeito da Capital, Alexandre Kalil. O termo define, entre outros, que a ALMG manterá as áreas verdes da praça.
Localizada em frente ao Palácio da Inconfidência, a praça é uma extensão natural do Hall das Bandeiras, onde sempre é montada a estrutura da Cantata de Natal. Ela existe desde a década de 1970, quando o paisagista Burle Marx foi convidado para elaborar o projeto dessa área de lazer que, à época, era um descampado com uma igreja no meio – a paróquia até hoje faz parte do espaço.
O acordo que será assinado estabelece obrigações para ambas as partes na prestação de serviços e de manutenção, e ainda de eventuais melhorias na Praça da Assembleia. A ALMG vai ficar responsável pelos cuidados com canteiros, jardins e sistema de irrigação; pelo replantio de mudas; pela manutenção e substituição do sistema de sinalização e pela manutenção do posto da Polícia Militar ali presente.
ALMG e PBH já fizeram parceria para melhorias na praça
Não é a primeira vez que a PBH e a ALMG fazem parceria para garantir o bom funcionamento desta área de lazer e manifestações culturais, de exercício de cultos religiosos e de encontros. Entre 2014 e 2015, os dois órgãos investiram na total requalificação do local, que garantiu nova iluminação de LED (mais eficiente e econômica), além de bebedouros, bicicletário e mesas de xadrez.
O coreto também foi totalmente reformado, mantendo-se as características originais em função do tombamento da estrutura pelo patrimônio histórico. Além disso, foram instalados playgrounds com pisos emborrachados para segurança das crianças e equipamentos de acessibilidade.
Depois de 15 meses fechada para a reforma, a praça foi entregue aos moradores em uma grande cerimônia em novembro de 2015. O evento contou até com a participação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, que apresentou um repertório de trilhas sonoras de cinema e canções populares nacionais e internacionais.