Expectativa é que o projeto de formação política reúna, em 2019, 116 câmaras municipais

PJ Minas terá 35 câmaras municipais novatas

Divulgada lista de ingressantes inscritos para edição 2019, que já tem agenda de cursos preparatórios para estreantes.

03/10/2018 - 14:31 - Atualizado em 30/10/2018 - 10:57

Trinta e cinco câmaras municipais novatas se inscreveram para fazer parte do Parlamento Jovem Minas (PJ Minas) 2019, que terá como tema o preconceito racial. As inscrições foram encerradas no último dia 30 de setembro.

Com as 35 câmaras ingressantes e mais as 81 que participaram do programa este ano, a expectativa é de que 116 municípios se envolvam na edição de 2019, novo recorde em participação do PJ Minas, que foi criado há 15 anos por iniciativa da Assembleia Legilativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo.

No caso de alguma dúvida quanto à lista das câmaras ingressantes (quadro abaixo), o interessado deverá fazer contato com a coordenação estadual do PJ Minas 2019 pelo e-mail pjminas@almg.gov.br ou pelo telefone (31)2108-3406.

As câmaras ingressantes serão contatadas até esta sexta-feira (5/10/18) pela coordenação estadual do PJ Minas e deverão cumprir outros três passos. Um deles é enviar à coordenação, em data a ser definida, termo de adesão assinado pelo presidente da câmara municipal inscrita.

Os demais passos envolvem a participação em três cursos, este mês e nos próximos, sendo os dois primeiros preparatórios e específicos para as câmaras ingressantes, conforme abaixo:

  • “Formação Introdutória PJ Minas 2019" - atividade presencial na Escola do Legislativo/ALMG, no dia 30/10.
  • "Preparatório do PJ Minas 2019" - atividade online na plataforma de ensino a distância da Escola do Legislativo/ALMG, no período de 1º a 22/11.
  • "Formação de Coordenadores Municipais PJ Minas 2019", na Escola do Legislativo/ALMG, em sua respectiva turma (indicada abaixo), no período de 3 a 7/12/18.

Lista de ingressantes e turmas

No caso do curso para a formação de coordenadores municipais do PJ, os participantes deverão observar as datas e turnos definidos para os municípios, já que as câmaras estarão divididas em turmas. A distribuição foi feita considerando os polos regionais de 2018, e as 35 câmaras ingressantes devem se orientar pelo quadro abaixo: 

Turma 1 – Dias 3/12 (tarde), 4/12 (manhã e tarde) e 5/12 (manhã)

Alvorada de Minas

Brazópolis

Estiva

Guapé

Itaú de Minas

Itaúna

Juatuba

Paraguaçu

Paraisópolis

Marmelópolis

São Francisco de Paula

São Gonçalo do Sapucaí

São José da Varginha

Turma 2 – 5/12 (tarde), 6/12 (manhã e tarde) e 7/12 (manhã)

Araxá

Barbacena

Capela Nova

Carbonita

Conceição da Barra de Minas

Dom Bosco

Governador Valadares

Guarani

Imbé de Minas

Itacarambi

Lima Duarte

Morada Nova de Minas

Piedade do Rio Grande

Piranga

Prata

Presidente Kubitschek

Santa Vitória

São João do Paraíso

Senador Firmino

Três Marias

Ubá

Urucânia

Programa contribui para formação política de estudantes

Programa de formação política voltado para estudantes do ensino médio, o PJ Minas é realizado em parceria com câmaras municipais mineiras. Seu objetivo é proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Para isso, a cada ano os estudantes escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberações que contribuem para sua formação política.

Este ano, o tema escolhido foi a violência contra a mulher, que resultou na aprovação de 12 propostas votadas pelos estudantes na plenária final.

Elas compõem o documento final que será encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG com sugestões de medidas de combate à violência contra a mulher, assunto que também foi discutido previamente nas etapas municipal e regional, como também será feito como o tema preconceito racial.