Fechamento de agências dos Correios no interior de Minas motiva requerimento de reunião

Estação Central sediará audiência sobre aumento do metrô

Deputados querem maior participação da população no debate sobre a alta do bilhete, tema já discutido na ALMG.

22/05/2018 - 18:55

A possibilidade de a tarifa do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) subir dos atuais R$ 1,80 para R$ 3,40 motiva audiência pública na Estação Central da Capital. Requerimento com essa finalidade foi aprovado na tarde desta terça-feira (22/5/18) pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O aumento de quase 89% nas passagens do metrô foi estabelecido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), conforme divulgado na Imprensa, o que surpreendeu os usuários do serviço.

Além do aumento, a deputada Marília Campos e o deputado Rogério Correia, ambos do PT, querem discutir na reunião solicitada por eles a possibilidade de privatização do metrô e a necessidade de expansão das linhas. Esses e outros pontos foram levantados por convidados da última audiência pública da Comissão de Participação Popular, que também debateu o aumento das passagens do metrô.

Marília Campos e Rogério Correia também tiveram aprovados outros dois requerimentos. O da parlamentar visa debater o direito à saúde das travestis, das transsexuais e dos transsexuais, bem como suas experiências no atendimento prestado pelo Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

Já o do deputado é para realizar uma audiência a fim de discutir a ocorrência de ações violentas, por grupos armados, contra trabalhadores rurais e urbanos.

Como apontou o parlamentar na justificativa do requerimento, as ações de tais grupos teriam resultado em ameaças à integridade física e psicológica dos trabalhadores.

Correios – A Comissão de Participação Popular também aprovou outros dois requerimentos de seu presidente, deputado Doutor Jean Freire (PT). Com o primeiro, o parlamentar quer debater o fechamento de agências dos Correios, bem como as demissões de trabalhadores da empresa pública. Segundo o deputado, cidades do interior de Minas Gerais, como as do Vale do Jequitinhonha, já estão sofrendo as consequências do fechamento das agências.

“Muitas vezes as pessoas dessas cidades não têm acesso à internet. Então o único meio de comunicação são os Correios”, lamentou o parlamentar.

Com o outro requerimento aprovado pela comissão, o deputado busca discutir em audiência pública o Plano Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Tal plano está sendo elaborado pelo Governo de Minas em parceria com uma empresa privada, reunindo sugestões da população. Seu objetivo é, por exemplo, buscar soluções para melhorar os deslocamentos feitos entre cidades da RMBH.

“Faz-se necessário abrirmos as portas do Poder Legislativo para que o Executivo apresente as propostas construídas até este momento e para que a sociedade, além de conhecê-las, opine sobre o Plano”, argumentou Doutor Jean Freire na justificativa do requerimento.

Consulte o resultado da reunião.