Ferramenta permite que alunos e professores respondam questionários sobre as escolas - Arquivo ALMG

TCE apresentará aplicativo móvel em audiência

Ferramenta Na Ponta do Lápis vai permitir o acesso a dados sobre a qualidade da merenda e de outras áreas nas escolas.

11/05/2018 - 10:30

O aplicativo móvel "Na Ponta do Lápis", elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), será tema de audiência pública realizada na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima terça-feira (15/5/18), às 14h30, no Plenarinho IV. O requerimento para a reunião é da deputada Ione Pinheiro (DEM), vice-presidente da comissão.

De acordo com a deputada, o projeto do TCE é uma forma de aproximar os gestores da educação, com a participação do cidadão, e melhorar a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. "É um aplicativo de celular que facilitará o acesso e a participação de todos. É a tecnologia sendo usada a favor da educação”, destaca.

A iniciativa já foi tema de audiência na ALMG em junho do ano passado, antes de ser lançado. Na ocasião, a assessora da Presidência do TCE, Naila Garcia Mourthé, explicou que o aplicativo permitiria o acesso de qualquer usuário a dados sobre a qualidade da merenda escolar ou dos banheiros de uma ou várias escolas públicas de uma cidade, por exemplo.

“A ferramenta dará suporte ao gestor quanto à qualidade da educação em determinada área e indicará medidas que ele poderá tomar para sanar os problemas”, afirmou Naila Garcia.

Na Ponta do Lápis – Disponível para download gratuito em aparelhos com sistema Android e IOS, o aplicativo tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino.

Com ele, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas.