Montes Claros já convive com parcela da população em situação de rua - Arquivo ALMG

Montes Claros debate situação de população que está na rua

Pessoas interessadas em participar de etapa regional do fórum técnico podem se inscrever no dia e local do evento.

03/04/2018 - 14:03 - Atualizado em 06/04/2018 - 10:05

Nesta segunda-feira (9/4/18), começa mais um encontro regional do Fórum Técnico População em Situação de Rua. Desta vez, a sede do evento é Montes Claros, no Norte de Minas, uma das principais cidades mineiras, com mais de 400 mil habitantes e que já convive com graves problemas sociais.

Os encontros regionais do fórum são realizados sempre em dois dias: no primeiro, há rodas de conversa em locais públicos, com o objetivo de envolver no debate as pessoas que hoje estão em situação de rua, ou as que já passaram por isso.

No segundo dia, reúnem-se os grupos de trabalho, que opinam e votam propostas para ajudar a concretizar a política pública destinada a essa população, conforme o que foi instituído pela Lei 20.846, de 2013.

Em Montes Claros, a roda de conversa será no Centro POP, na Avenida Viriato Ribeiro de Aquino, 90, no Bairro Canelas II, a partir das 15 horas. No dia seguinte, terça-feira (10), os grupos de participantes se reunirão na Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na Rua Coronel Celestino, 65, Centro. A programação começa às 8h30 e vai até as 17 horas.

Para participar das discussões, os interessados podem escolher entre dois grupos:

  • Grupo 1: Moradia, trabalho, saúde e assistência 

Eixos: Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Eixo 3); Habitação, Moradia e Desenvolvimento Urbano (Eixo 4); Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional (Eixo 5); Saúde (Eixo 7)

  • Grupo 2: Direitos Humanos, cidadania, cultura e educação

Eixos: Direitos Humanos e Segurança Pública (Eixo 1); Cidadania, Mobilização, Participação e Controle Sociais (Eixo 2); Educação (Eixo 6); Cultura, Esporte e Lazer (Eixo 8).

O fórum é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com diversas entidades, entre elas, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), e pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para População em Situação de Rua (Comitê PopRua-MG).

Próximos eventos - Depois de Montes Claros, ainda receberão o fórum técnico as cidades de Ipatinga (16 e 17/4), Belo Horizonte (18 e 19/4) e Juiz de Fora (24 e 25/4). A etapa final, que reunirá as propostas colhidas em todos os encontros regionais, deve ser realizada em junho, também em Belo Horizonte. Mas a programação ainda não foi definida.

As inscrições on-line para o evento de Montes Claros foram encerras às 15 horas de quinta-feira (5), mas é possível se inscrever pessoalmente, no dia do encontro.

Confira a programação completa do encontro de Montes Claros