Comissão visitou o Hospital do Ipsemg em fevereiro para verificar problemas na instituição

Deputados da Comissão de Saúde visitam o Tribunal de Contas

Objetivo é analisar dados sobre o atraso nos repasses aos municípios e dificuldades financeiras do Ipsemg.

09/03/2018 - 10:30

Deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitam, nesta terça-feira (13/3/18), às 10 horas, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O requerimento para realização da visita é do presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT).

O objetivo, segundo o parlamentar, é debater os atrasos nos repasses financeiros do Estado aos municípios mineiros, na área da saúde, bem como as atuais dificuldades financeiras do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

Um relatório do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-MG), de março de 2017, apontou que a dívida do Estado com os municípios ultrapassa R$ 1,5 bilhão. A informação foi apresentada em reunião da comissão em maio do ano passado.

Em fevereiro deste ano, integrantes da Comissão de Saúde também visitaram o Hospital Governador Israel Pinheiro, conhecido como Hospital do Ipsemg. Os parlamentares verificaram que a instituição está passando por uma intensa crise financeira e administrativa, com funcionários insatisfeitos trabalhando em escala mínima de greve. Também faltam insumos básicos para o atendimento, desde sabão e soro até medicamentos para quimioterapia.

Outro dado que chamou a atenção da comissão foi a fila de cerca de sete mil pessoas aguardando para fazer cirurgias. Entre as queixas, está a falta de profissionais, como médicos anestesistas, imprescindíveis para realização das cirurgias.

O Tribunal de Contas do Estado está situado na Avenida Raja Gabaglia, nº 1.315, no Bairro Luxemburgo, em Belo Horizonte.