Comissão debaterá desdobramentos da chacina de Unaí
Condenados por participação no crime ocorrido em 2004 no Noroeste de Minas continuam em liberdade.
18/11/2016 - 19:08Os desdobramentos do crime conhecido como “chacina de Unaí” serão debatidos nesta segunda-feira (21/11/16), às 9 horas, pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira e atende a requerimento do deputado Rogério Correia (PT).
No dia 28 de janeiro de 2004, três auditores fiscais do Ministério do Trabalho e o motorista foram assassinados durante uma ação de fiscalização contra o trabalho escravo em Unaí (Noroeste de Minas). Os acusados de participação no crime já foram julgados e condenados, mas os dois mandantes (os irmãos Antério e Norberto Mânica) e os intermediários (Hugo Pimenta e José de Castro) aguardam em liberdade o julgamento de recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. Esse assunto já pautou outras reuniões da ALMG.
Foram convidados para a reunião o diretor chefe de Relações Sindicais e Trabalhistas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Carlos Calazans; a promotora Nívia Mônica da Silva; a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG), Beatriz Cerqueira; o secretário de Políticas Institucionais do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Energética (Sindieletro-MG), Jairo Nogueira Filho; e o dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Enio José Bohnenberger.