Minas é o maior produtor nacional de café, segundo o autor do requerimento - Arquivo/ALMG

Campos Altos recebe debate sobre cadeias produtivas

Audiência na próxima quinta-feira (22) vai tratar dos segmentos de café, leite e queijo no Estado.

16/09/2016 - 11:40

Os deputados da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, na próxima quinta-feira (22/9/16), audiência pública em Campos Altos (Alto Paranaíba), para debater as cadeias produtivas do café, do leite e do queijo Minas artesanal. A atividade, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino (PPS), está marcada para as 9h30, no Santuário Nossa Senhora Aparecida (entrada para o Santuário próxima ao km 601 da BR-262, em frente ao Posto Xodó).

De acordo com o parlamentar, a comissão tem buscado atuar junto aos produtores rurais por entender que Minas Gerais é uma potência agropecuária e precisa de incentivos e fomentos que possam melhorar as condições de produção. “Nosso Estado é o maior produtor nacional de café, leite e batata, e detém o maior rebanho equino do País. É segundo na produção de cana-de-açúcar, feijão e sorgo, e concentra o segundo maior rebanho bovino”, afirma.

O deputado lembra, também, que Minas se destaca, ainda, na produção nacional de milho, ovos, tomate, frutas e hortaliças. “Além disso, é o principal Estado reflorestador do Brasil. Graças a sucessivos recordes de produção, atualmente, o agronegócio representa 42% da riqueza estadual, 27% das exportações e 20% dos empregos”, reforça.

Fabiano Tolentino explica que a comissão tem promovido audiências públicas sobre temas que sejam importantes para o produtor rural, como a repactuação de dívidas junto ao governo federal, a necessidade de fomentos para o homem do campo e a falta de segurança nas comunidades rurais.

“Todos esses temas são debatidos tanto nas reuniões no Parlamento quanto in loco, quando vamos ao interior, para que o produtor rural possa participar e agregar aos debates”, conclui o parlamentar.

Convidados – Para o debate, a comissão convidou o prefeito de Campos Altos, Cláudio Donizete Freire; o presidente da Câmara Municipal de Campos Altos, Flavio da Silva Gabriel; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Vilson Luiz da Silva; e o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais, Márcio Luiz Murta Kangussu.

Convidou, também, o presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Centro-Oeste de Minas – Asrom, Carlos Henrique Rezende Lacerda; o presidente do Sindicato Rural de Campos Altos, Hilton Antônio Dornelas; o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária, Marcílio de Sousa Magalhães; o chefe do Setor de Fiscalização, representando Nivaldo da Silva, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, Messias Francisco Lôbo Junior; o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, Ronaldo Ernesto Scucato; o presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra - São Roque de Minas, João Carlos Leite; o presidente da Cooperativa Agropecuária de Campos Altos, Renato Ramalho Dantas Lopes; e o gerente da Unidade Avançada da Cooxupé em Campos Altos, Vandelino Dias Júnior.