Sargento Rodrigues ressaltou que está colhendo assinaturas para abrir CPI contra Pimentel
Para Cristiano Silveira, o pedido de CPI é inoportuno, pois a investigação não terminou
João Leite cobrou informações sobre os voos fretados do governo
Dalmo Ribeiro Silva falou de levantamento que aponta a malha viária de Minas como a pior do Brasil

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 14/6/16

Denúncias contra governador Pimentel e pedido de CPI foram motivo de polêmica.

14/06/2016 - 18:52

Pimentel I
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) criticou a gestão do governador Fernando Pimentel e enfatizou os gastos do governo com a empresa Líder Táxi Aéreo, que somariam R$ 915 mil até abril de 2016. Ele criticou ainda a não apresentação dos dados sobre passageiros e destinos dos voos fretados, acrescentando que o governo alegou “segredo de estado para a segurança do governador e de sua família”. O parlamentar falou sobre as acusações de que Pimentel teria recebido propina, segundo delação premiada no âmbito da Operação Acrônimo, da Polícia Federal. Sargento Rodrigues, que lembrou que continua colhendo assinaturas para que seja aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na ALMG contra o governador, criticou a criação de três novas secretarias e mais de 500 cargos comissionados. Pediu ainda que a Mesa da Assembleia seja mais vigilante, argumentando que a Comissão de Direitos Humanos continua a tratar assuntos de segurança pública em suas pautas.

 

Pimentel II
O deputado Cristiano Silveira (PT) disse que o governador virou obsessão para alguns parlamentares da oposição. Segundo ele, Pimentel não está preocupado com as acusações e mantém sua rotina de trabalho. Cristiano Silveira afirmou que há irregularidades nas investigações, tais como provas obtidas ilegalmente ou investigações clandestinas e acrescentou ainda que o pedido de CPI na Assembleia é temerário e inoportuno, uma vez que as informações ainda estão sendo investigadas. Sobre as ações do Estado, o deputado lembrou que o governo entregou veículos para a área da saúde e 200 ônibus escolares. Recordou que, no dia de entrega, várias pessoas estavam presentes para prestigiar o governador, que foi aplaudido de pé. O parlamentar disse que a Comissão de Direitos Humanos realizou audiência no município de Porteirinha (Norte de Minas), sobre criminalidade, mas que não houve prejuízo com relação à presença da Comissão de Segurança Pública.

 

Pimentel III
João Leite (PSDB) alegou não ser possível ter um debate sério com quem acha que o governador está tranquilo. Segundo o deputado, a Assembleia não deve votar propostas de Pimentel como a que acabaria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Da mesma forma que Sargento Rodrigues, ele também cobrou a divulgação das informações sobre os voos fretados do governo. Sobre os comentários de Cristiano Silveira, em aparte, Gustavo Corrêa (DEM) disse que os deputados do PT é que mostravam obsessão em citar os ex-governadores Aécio Neves e Anastasia, e que isso pode ser verificado na TV Assembleia. Já Sargento Rodrigues reafirmou que as acusações contra o governador não são simples e que uma CPI é necessária. Dilzon Melo (PTB), também em aparte, agradeceu pelo helicóptero que foi entregue pelo governo a Varginha (Sul de Minas) esse ano, para atender o Corpo de Bombeiros, mas disse que a região merece e precisa de muito mais.

 

Rodovias
O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) criticou a situação das estradas em Minas e afirmou que um ranking publicado na semana passada indica que o Estado tem a pior malha viária do Brasil. O deputado disse que, durante a campanha eleitoral, Pimentel prometeu priorizar a estrada MG-290, no Sul de Minas, melhorando suas condições de acesso e estrutura, mas até hoje nada de concreto foi feito, segundo ele. Já existem requerimentos tramitando na ALMG para tratar os atrasos nas obras e a precariedade das rodovias, completou. “A de Minas é a maior (malha), mas não tem direito de ser a pior”, criticou. O parlamentar também cobrou que os projetos de parceria público-privada sejam conhecidos e discutidos na ALMG. Por fim, Dalmo Ribeiro Silva elogiou a Imprensa Oficial e o projeto para que a instituição seja declarada patrimônio cultural. Em aparte, Bonifácio Mourão (PSDB) lembrou que, nesta quarta (15), o STJ vai decidir se recebe ou não denúncia contra Pimentel.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.