Comissão Especial aprovou requerimento para debater PEC que assegura pelo menos uma mulher em cargo da Mesa Diretora

ALMG vai debater PEC para garantir deputada na Mesa Diretora

Comissão Especial que analisa a proposta vai promover audiência conjunta com a Comissão Extraordinária das Mulheres.

19/03/2015 - 17:55 - Atualizado em 20/03/2015 - 11:00

A proposta que assegura a presença de pelo menos uma mulher em um cargo da Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ser discutida em audiência pública. A solicitação da deputada Marília Campos (PT) foi aprovada em reunião da Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/15 realizada nesta quinta-feira (19/3/15).

O requerimento da deputada Marília Campos prevê a realização de audiência conjunta de duas comissões temporárias da Assembleia: a Especial da PEC 16/15 e a Comissão Extraordinária das Mulheres. Segundo a parlamentar, o objetivo da reunião é promover o debate com as mais de 40 entidades que se uniram à bancada de mulheres da ALMG na organização dos eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher.

Bancada de mulheres - A PEC 16/15 pretende alterar o artigo 60 da Constituição Estadual para assegurar pelo menos uma vaga para cada sexo na composição da Mesa da ALMG. A proposta busca garantir maior participação feminina nas decisões políticas e é encabeçada pela bancada de mulheres, composta pelas deputadas: Arlete Magalhães (PTN), Celise Laviola (PMDB), Cristina Corrêa (PT), Geisa Teixeira (PT), Ione Pinheiro (DEM), Marília Campos e Rosângela Reis (Pros).

A Comissão Especial da PEC 16/15 tem como presidente e vice os deputados Gil Pereira (PP) e Fábio Cherem (PSD), respectivamente. Esse último foi também designado relator da proposta na comissão.

Consulte o resultado da reunião.