A campanha pretende mobilizar a sociedade para a ocupação permanente do espaço público pelas mulheres, em especial no ambiente da política
Na página do evento, é possível imprimir a hashtag para a produção de selfies

Campanha incentiva participação feminina na política

Com o compartilhamento da hashtag #MaisMulheresNaPolitica, a ALMG pretende envolver a sociedade nessa discussão.

06/03/2015 - 11:40

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lança, nesta sexta-feira (6/3/15), a campanha #MaisMulheresNaPolitica. O objetivo é estimular o envolvimento da sociedade nas discussões do Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: O que querem as mulheres de Minas, que acontece na próxima sexta-feira (13). Mas a ação não se resume ao evento: a campanha pretende, ao mesmo tempo, mobilizar a sociedade para a ocupação permanente do espaço público pelas mulheres, em especial no ambiente da política.

As discussões em torno de uma proposta de reforma política que abarque demandas relativas à participação feminina na política vão desde o estímulo à filiação partidária de mais mulheres até a implementação de mecanismos efetivos que viabilizem que mais mulheres sejam eleitas para cargos públicos.

Quem quiser aderir à campanha e dar mais visibilidade à discussão desses temas deve utilizar a hashtag #MaisMulheresNaPolitica em suas publicações nas redes sociais. Na página do evento, é possível personalizar as fotos de perfil nas redes sociais com o tema da campanha e também imprimir a hashtag para a produção de autorretratos – as chamadas selfies. O arquivo está disponível para download.  

No fim de semana em que se comemora do Dia Internacional da Mulher (8 de março), várias entidades parceiras da ALMG na realização do ciclo de debates e também deputadas da bancada de mulheres da Casa preparam mobilizações sobre o tema.

Segundo Clarisse Paradis, integrante da Marcha Mundial das Mulheres, campanhas como essa são fundamentais, uma vez que as redes sociais têm sido um espaço importante para as mulheres apresentarem suas reivindicações. “Precisamos que o tema da participação feminina não fique só nos espaços da política. A sociedade tem que discuti-la”, defende.

A mesma opinião tem Christina Diniz, secretária-executiva do Conselho Estadual da Mulher, entidade parceira da ALMG na realização do ciclo de debates. “Disseminar esse tipo de conteúdo é sempre válido. É importante socializar a informação e atrair mulheres para a participação política”, conclui.

Participação feminina – O Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação é uma iniciativa da ALMG para marcar o Dia Internacional da Mulher. O evento vai reunir autoridades e especialistas para discutir os desafios para se ampliar a participação feminina na política. As inscrições para participar dos debates são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da Assembleia.

Estudos indicam que a participação das mulheres nas esferas de poder decisório ainda é muito tímida no Brasil. Em Minas Gerais, foram eleitas até hoje apenas uma senadora e 12 deputadas federais. A atual bancada de mulheres na ALMG é composta por sete deputadas em um universo de 77 parlamentares: Arlete Magalhães (PTN), Celise Laviola (PMDB), Cristina Corrêa (PT), Geisa Teixeira (PT), Ione Pinheiro (DEM), Marília Campos (PT) e Rosângela Reis (Pros).