Comissão de Segurança Pública homenageou policiais civis que participaram de operação em Ribeirão das Neves e em Lagoa Santa
Os parlamentares parabenizaram a atuação dos policiais civis

Policiais civis recebem homenagem na Comissão de Segurança

Servidores participaram de operações de apreensão de drogas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

03/06/2014 - 13:25

Uma homenagem aos policiais civis que participaram de operações de apreensão de drogas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) motivou a reunião desta terça-feira (3/6/14), da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A requerimento do deputado Cabo Júlio (PMDB), receberam votos de congratulações os policiais que participaram da operação Sagaz, em Ribeirão das Neves, que culminou na prisão de uma quadrilha e na apreensão de quase 500 quilos de maconha, e aqueles que participaram da operação Nuvem Branca, em Lagoa Santa, que resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de 30 quilos de cocaína.

Segundo Cabo Júlio, a homenagem é uma forma de reconhecimento e agradecimento pelo impacto dessas apreensões para a sociedade. “Foram duas ocorrências extraordinárias, dignas de louvor”, afirmou. Ele lembrou ainda que mesmo com a dívida histórica do Estado com a Policia Civil e todas as suas dificuldades, a entidade faz um trabalho extraordinário, de impacto no crime.

O deputado Sargento Rodrigues (PDT) também parabenizou a atuação dos policiais em duas operações importantes para a sociedade. Ele lembrou algumas ações feitas pelas polícias na luta de combate ao crime. "Continuem honrando a polícia de Minas Gerais com este trabalho eficiente e efetivo”, disse Rodrigues.

O presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), também destacou a atuação firme da Polícia Civil de Minas Gerais, principalmente executando uma atribuição da Polícia Rodoviária Federal. “Continuem com esse empenho em favor da população, disse João Leite.

Também presente na reunião, o deputado Célio Moreira (PSDB) parabenizou os policiais e disse continuar acreditando na eficiência e no bom trabalho da Polícia Civil.

O superintendente de Informação e Inteligência da Polícia Civil, Márcio Simões Nabak, agradeceu a homenagem em nome de todos, que são valorosos policiais civis que trabalham diuturnamente combatendo as organizações criminosas de Minas Gerais. “O reconhecimento nos faz bem e nos motiva para trabalhar mais em prol da sociedade”, afirmou o superintendente.

O delegado-geral de Polícia Civil Wanderson Gomes da Silva também agradeceu a iniciativa pelo trabalho policial de resultados efetivos. Ele falou sobre o aumento da criminalidade e sobre os tipos de crime, como explosão de caixas de banco, além da falta de legislação para punir. “Teremos mega eventos no Brasil e não houve nenhuma mudança na legislação para auxiliar na repressão”, disse o delegado-geral.

Motivada pelo presença dos policiais na região, o deputado Sargento Rodrigues teve requerimento aprovado para realizar visita da Comissão à Delegacia de Operações Especiais da Polícia Civil (Deoesp) e à Divisão Especializada de Operações Especiais para verificar as condições estruturais e logísticas, de número de pessoal, para ouvir sugestões propositivas ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e consequentemente à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Além dos policiais citados na matéria, estiveram presentes na reunião e receberam as homenagens o delegado chefe da Divisão de Fraudes da Polícia Civil, Vicente Ferreira Guilherme; o delegado da 2ª Delegacia de Investigação de Crimes Cibernéticos, César Duarte Matoso; a chefe de cartório Patrícia Cássia Neves; os inspetores Geraldo Magela dos Passos e Robson Tadeu Pereira; e os subinspetores Theo Eduardo da Silva e Joel de Jesus Alves.

Também receberam a homenagem os investigadores Ramiro Lucas Luiz de Carvalho, Renato Antônio da Silva, Juliano Travassos, Raquel Gomes Pinto, Humberto Santos Magalhães, Diego Barbosa Duarte, Marco Lívio Zacarias Gomes Silva, Gustavo Luiz Lucílio da Silva, Valdecir dos Santos Medeiros, Rodrigo Otávio de Andrade e Guilherme Antônio Ferreira Cotta.

Também foram homenageados o delegado de Classe Especial Thiago de Lima Machado; o subinspetor Anderson Pinto de Melo; os escrivães Osvaldo Canela Júnior e Alysson Brás Ávila Leal; os investigadores Marcelo de Souza Pinto, Joelson Dutra de Miranda, Paulo Victor Teixeira e Márcio Ribeiro da Silva.

Comissão vai debater prestação de serviço de reboque e segurança em Florestal

A requerimento do deputado Sargento Rodrigues, foi aprovada audiência pública da comissão para discutir a forma como está sendo realizada a prestação de serviço da empresa de reboque de veículos contratada pelo Estado, a Logiguarda. Segundo o parlamentar, existem inúmeras reclamações dos policiais militares sobre a espera excessiva para chegada do reboque, muitas vezes, de seis a dez horas. “É preciso que a gente cobre da Logiguarda para que esse tipo de remoção seja feita com mais eficiência”, afirmou Rodrigues.

Também foi aprovado requerimento do deputado Fabiano Tolentino (PPS), para que seja realizada audiência pública em Florestal (Região Central do Estado), com o objetivo de debater as condições de segurança pública na cidade, tendo em vista o aumento da criminalidade que, segundo o parlamentar, “vem assustando e atormentando os moradores daquele município e região”.

A comissão aprovou ainda diversos requerimentos de pedidos de providência relativos à audiência pública realizada em Uberaba (Triângulo Mineiro) na última sexta-feira (30).

Consulte o resultado da reunião.