O relatório de propostas foi formalmente entregue ao presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão

Estudantes entregam documento final do Parlamento Jovem

Uso de papel reciclado em campanha é uma das 18 propostas do relatório entregue à Comissão de Participação Popular.

10/10/2013 - 17:18

O uso de papel reciclado na produção e distribuição de material de campanha eleitoral, com fixação de limite máximo, de acordo com normas definidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, é uma das propostas constantes do documento final do Parlamento Jovem. O relatório de propostas foi formalmente entregue ao presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado André Quintão (PT), na tarde desta quinta-feira (10/10/13), pela aluna Gabriella Mares Duro, do Colégio Maximus, de Belo Horizonte.

Em sua 10ª edição, o Parlamento Jovem de Minas 2013 abordou o tema Cidades Sustentáveis – Desafio para as Novas Gerações. O documento final reuniu ao todo 18 propostas, divididas em três subtemas: Uso e Conservação da Água; Produção e Consumo; e Gestão do Espaço Urbano e Rural. Alunos e professores de escolas parceiras, bem como integrantes da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que acompanharam o projeto desde o início, participaram da reunião.

Iniciativa da ALMG em parceria com a PUC Minas e várias câmaras municipais, o Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política que tem como público-alvo os estudantes do ensino médio. Neste ano, o projeto foi lançado em fevereiro e, em sua etapa municipal, realizou 18 reuniões, com a participação de 18 câmaras municipais e 77 escolas (52 públicas e 25 particulares). O trabalho envolveu mais de 800 estudantes de nível médio e mais de 100 monitores. A etapa estadual foi realizada em Belo Horizonte, entre os dias 21 e 23 de agosto, quando foi realizada a plenária final na ALMG.

Ao receber o documento final, o presidente da Comissão de Participação Popular agradeceu a participação de todos e o interesse dos alunos na formulação das propostas. Ele explicou que as propostas contidas no documento serão objeto de parecer, para o devido encaminhamento, de cada um dos três deputados presentes à reunião: além dele, a deputada Maria Tereza Lara (PT) e o deputado Duarte Bechir (PSD).

O presidente da comissão destacou ainda que várias propostas apresentadas pelos jovens, como a que sugere maior fiscalização nas reservas que abrigam áreas de nascentes e mananciais de água, vão ao encontro de encaminhamentos aprovados pelos parlamentares mineiros. Em relação ao caso citado, foi realizada, recentemente, audiência pública da comissão em Mariana (Região Central do Estado), quando se discutiu a má qualidade da água consumida por alunos da Escola Municipal de Monsenhor Horta, distrito daquela cidade histórica mineira cujas nascentes estão contaminadas.

A deputada Maria Tereza Lara também cumprimentou alunos, professores e demais participantes do evento, afirmando que o trabalho deles não termina com a entrega do documento, mas prossegue com a fiscalização sobre a implementação das propostas e o cumprimento das leis e ações legislativas que resultarem das sugestões do Parlamento Jovem de Minas.

Entre as propostas apresentadas pelos jovens, além da que sugere o uso de papel reciclado em campanhas eleitorais, destacam-se ainda a construção de aterros sanitários e a revitalização de locais onde atualmente funcionam lixões; o incentivo a empresas que desenvolvam projetos sustentáveis; a alteração da legislação de modo a considerar a água mineral um recurso hídrico e não mineral; projetos relacionados à coleta e descarte adequado de lixo eletrônico; entre outros.