Programação
Ciclo de Debates Muda Futebol Brasileiro - Desafios de uma Renovação
Data: 24/11/2014
Local: Plenário da ALMG
MANHÃ
9 horas – Abertura
9h30 – Palestra Magna
- Mark Williams – chefe do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Brunel Londres; PhD em ciências do movimento e psicologia experimental pela Universidade de Liverpool; ex-chefe do Departamento de Ciências do Desporto Universidade de Sydney; pesquisador financiado pela Fifa, pela Uefa e pela Associação Inglesa de Futebol.
10h10 – Painel Recursos humanos: formação e aprimoramento
Reflexão e debate sobre a situação atual e as perspectivas do processo de formação e capacitação de quadros esportivos no futebol brasileiro: técnicos, árbitros e jogadores; os papéis do Estado, da comunidade científico-acadêmica e da iniciativa privada na formação e aprimoramento de recursos humanos no futebol; investimentos: formação global de atletas, intercâmbios, ciências do esporte; influência da mídia no percurso de formação dos atletas.
- Francisco Adolfo Ferreira – diretor-executivo do Centro de Excelência em Performance de Futebol (Ceperf); ex-preparador físico de Cruzeiro, Atlético, Minas Tênis Clube, Al Ain Club (Emirados) e Muharraq Club (Bahrain); gestor esportivo e professor do Curso de Treinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Graduado em Educação Física (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), pós-graduado em Treinamento Esportivo (Universidade Gama Filho - UGF), MBA em Gestão Estratégica em Esportes (Fundação Getúlio Vargas - FGV).
- Ricardo Leão de Andrade – bacharel em Educação Física e mestre em Ciências do Esporte pela UFMG. MBA em Gestão Esportiva pela FGV. Treinador de futebol e professor do Curso de Treinadores da CBF. Coordenador de Atendimento à Seleção Brasileira de Futebol (Team Liaison Officer - TLO) na Copa do Mundo Fifa 2014.
- José Eugênio – presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol até outubro de 2014. Instrutor com três cursos Futuro III da Fifa (2007, 2010 e 2012). Assistente de Atendimento à Arbitragem (Referee Liaison Officer – RLO) na Copa do Mundo Fifa 2014.
- Carlos Cruz – jornalista e assessor do América Futebol Clube.
11h30 – Debates
TARDE
14 horas – Palestra Futebol brasileiro: visão sistêmica
- João Paulo Medina – diretor e fundador da Universidade do Futebol.
14h30 – Painel Gestão e Governança
Reflexão e debate sobre as entidades de administração do desporto e entidades de prática desportiva: natureza das entidades (CBF, Clubes, Federações, Ligas, etc.), profissionalização da gestão, democratização da estrutura, do acesso e dos processos decisórios; calendário; discussão dos atuais modelos comercial e financeiro do futebol brasileiro; fiscalização e controle (contemplando inclusive o papel da mídia esportiva).
- Paulo Bracks – diretor-executivo da Federação Mineira de Futebol; advogado e especialista em direito desportivo.
- Fernando Ferreira – sócio-diretor da Pluri Consultoria, da Sportfood Licenciamento e Franchising e da Brasil Sport Market.
- Ocimar Bolicenho – presidente da Associação Brasileira de Executivos de Futebol – Abex.
- Ruy Bueno (“Ruy Cabeção”) – jogador do Operário Futebol Clube de Mato Grosso, e membro do Bom Senso Futebol Clube.
- Paulo César Tinga – jogador do Cruzeiro Esporte Clube.
- Mário Marra – jornalista e comentarista de futebol da rádio CBN de São Paulo.
- Representante da Confederação Brasileira de Futebol
16h30 – Painel Políticas Públicas e Legislação
Reflexão e debate sobre as deficiências e propostas de adequação da atual legislação federal: Leis 8.650/1993 (dispõe sobre as relações de trabalho do Treinador Profissional de Futebol); 9.615/1998 (institui normas gerais sobre desporto); 10.671/2003 (dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor); 11.438/2006 (dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo) e outras normas relativas ao futebol; o papel das políticas públicas de esporte, saúde e educação na formação de atletas; o Estado e a regulação do futebol: experiências internacionais e aplicabilidade à realidade brasileira; relações trabalhistas: formação de atletas de base à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais normas de proteção à criança e adolescente, e contratos de trabalho, regras de aposentadoria no futebol profissional e garantia de recolhimento dos encargos trabalhistas e previdenciários.
- Vicente de Paula Pereira – vice-presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional de Minas Gerais – AGAP-MG –, vice-diretor da Faculdade de Direito e professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Itaúna.
- Dr. Ricardo Borges Martins – diretor-executivo do Bom Senso Futebol Clube.
- Dr. Genderson Lisboa Silveira – procurador do Trabalho em Minas Gerais.
- Heraldo Panhoca – professor de direito desportivo da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo – ESA-OAB-SP.
17h40 – Debates
18h30 – Encerramento
Informações técnicas
Gerência-Geral de Projetos Institucionais
(31) 2108-7686