Decoração e Parceria

Cantata de Natal 2014
Data: 3/12/14
Local: Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia, em frente ao Hall das Bandeiras)
Horário: A partir das 18 horas

A parceria com Instituto de Referência em Resíduos - IRR

Neste ano, o projeto cenográfico da Decoração de Natal da Praça da Assembleia foi desenvolvido por um núcleo de arquitetos e artistas plásticos que desenvolvem um trabalho de pesquisa e atuação junto às organizações de catadores de materiais recicláveis em Minas Gerais.

No âmbito deste projeto, foi concebido também um presépio de Natal que será inaugurado com a presença do arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A partir da concepção artística dos arquitetos e artistas, associações de catadores foram mobilizadas para desenvolver as peças concebidas.

A iniciativa da Assembleia, nesse sentido, marca o compromisso do Parlamento com a sustentabilidade e com a inclusão e justiça social.

Iniciadas no primeiro semestre, as discussões sobre o referido projeto buscou desenvolver-se como uma ação inclusiva e comprometida com a sustentabilidade ambiental, como forma de reafirmar o compromisso da Assembleia com a justiça social e com o meio ambiente.

O projeto inseriu-se, ainda, no âmbito das comemorações dos três anos da Lei 19.823/2011, o Bolsa Reciclagem, que institui o pagamento de um valor mensal pelo poder público ao catador de material reutilizável e reciclável, como forma de incentivo pelo serviço ambiental prestado à cidade e à sociedade como um todo. A bolsa é destinada aos trabalhadores organizados em associações e cooperativas que vivem com renda familiar abaixo de 140 reais por pessoa/mês.

Os recursos financeiros da bolsa são destinados às cooperativas de catadores de material reciclável e distribuído aos cooperados, de acordo com o volume de material recolhido para cada um.

Como parte deste projeto, foi idealizado a Reunião Especial em comemoração do terceiro ano da Política Bolsa Reciclagem – Lei 19.823/2011 e em homenagem ao Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR, realizada no dia 19 de novembro de 2014.

Decoração de Natal e oficina “Reciclar – Natal 2014”

O evento de comemoração do 3º ano da Política da Bolsa Reciclagem, realizado pela ALMG no dia 19 de novembro de 2014, foi um dos marcos do projeto de decoração de Natal da Praça Carlos Chagas.

Neste dia, além da comemoração pelos 3 anos da Bolsa Reciclagem, política pioneira de remuneração pelos serviços ambientais prestados pelas organizações de catadores de materiais recicláveis do Estado de Minas Gerais, foi feita a entrega, em caráter simbólico, de um dos adereços que comporão a decoração de Natal da praça. O adereço, uma bola de Natal de 1 metro de diâmetro, composta por uma estrutura metálica e flores pendentes, foi confeccionado a partir da transformação de garrafas pet.

Ao todo, foram utilizadas cerca de 120 garrafas para a sua produção. O adereço simboliza um Natal mais sustentável, criado a partir dos resíduos, algo que a sociedade normalmente descarta.

O adereço foi entregue por um grupo de 3 pessoas, cada um representando um grupo produtivo envolvido na confecção das obras que comporão a decoração de Natal da praça: Rafael, representando os catadores de materiais recicláveis; Kênia Viana, representando os artistas e artesãos que trabalham com recicláveis; e Dona Nilza, representado a comunidade do entorno do CMRR, que tem referenciado o tema da gestão dos resíduos no Estado.

Neste mesmo dia, começou a funcionar na ALMG a Oficina “Reciclar – Natal 2014”, local que pessoas da população de rua, coordenadas pelo artista Maurício Melo, estão produzindo parte das obras que comporão a decoração de Natal da Praça Caros Chagas e do Palácio da Inconfidência a partir da utilização de garrafas pet e outros materiais recicláveis.