Acompanhe
Eventos
2014


Artistas recicladores

Cantata de Natal 2014
Data: 3/12/14
Local: Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia, em frente ao Hall das Bandeiras)
Horário: A partir das 18 horas

Quatro artistas foram convidados para o desenvolvimento das obras que compõe a decoração de Natal:

  • Maurício Melo: responsável pelos geóides – bolas de Natal;
  • Oceano Cavalcante: responsável pelas esculturas do presépio;
  • Joanna Sanglard: responsável pelos geóides – bolas de Natal – cilindros e fitas;
  • Leo Piló: responsável pelos painéis do acolhimento, integrando o conjunto da obra do presépio.

Maurício Melo

Reciclar é, antes de tudo, um novo olhar...

Com formação acadêmica em Comunicação Social, Maurício Melo navega pela arte e o design, realizando trabalhos com um apuro técnico e criativo que encanta pela delicadeza e pela alquimia dos
materiais.

O artista desenvolveu uma técnica pessoal e inusitada de transformação do PET em peças de adorno e utilitárias que evidenciam uma trajetória de pesquisa das diversas possibilidades
do material. As referências são sempre a flora brasileira, os arquétipos da nossa cultura e o imaginário universal. Nascem então flores, pássaros, peixes, anjos, máscaras, figuras humanas retratadas na sua leveza e originalidade... Reveladas através do lixo...

Convidado para a criação do espaço “Constelação” da decoração de Natal da Praça Carlos Chagas, o artista criou um projeto multi dimensional com a utilização de diversos materiais recicláveis. Então, pratinhos descartáveis, garrafas pet, tela de construção, plástico de banners, dentro outros, se transformam em elementos componíveis criando um design de superfície completamente inusitado, formando imensas bolas natalinas, anjos, sinos, flores... toda a tradição do Natal em novos materiais.

Para isso, o artista realizou oficinas com diversos grupos produtivos que realizaram o projeto inicial. Catadores de resíduos, pessoas da população de rua, senhoras da comunidade do entorno do CMRR, artesãos independentes... Foram quase 20 pessoas transformando diversos materiais através da transferência de tecnologia e do fazer lúdico do grupo. O resultado final é construção coletiva, a inserção produtiva, a capacitação para a produção artística e um Natal absolutamente sustentável.

Oceano Cavalcante

“Nasci na cidade de Areia, Paraíba, em 1961. Autodidata, iniciei meu trabalho em 2006, fazendo esculturas e outros objetos tridimensionais utilizando para isso materiais alternativos, geralmente plásticos, papéis, papelão e outros. A partir de uma perspectiva ecológica meu trabalho está focado em transformar "lixo" em arte! Realizo minhas obras a partir de uma observação do material teoricamente inútil, é o próprio objeto que propõe aquilo que virá ser.

Apaixonado pelo Barroco Mineiro e inspirado pelo artista Aleijadinho, utilizo-me de diversas técnicas na feitura das obras.

Minha proposta é fazer, utilizando materiais "recicláveis", uma releitura da escultura em suas mais diversas formas e modalidades.

Este presépio foi confeccionado seguindo estes princípios, enriquecido pela vida simples do interior, o povo mineiro, sua hospitalidade, seu dia a dia e os animais, representando o nascimento de Cristo, o maior líder de toda a história da humanidade."

Joanna Sanglard

Joanna Sanglard transforma embalagens pós-consumo em objetos decorativos e utilitários. A concepção dos produtos é minuciosamente planejada para que as etapas de produção, uso e descarte gerem o mínimo impacto possível ao meio ambiente.

Leo Piló

O artista plástico recuperador Léo Piló é referência no emprego de resíduos urbanos em projetos com foco na cadeia dos resíduos, valorização da economia popular e promoção da coleta seletiva e dos catadores.

- Textos fornecidos pela curadoria do projeto.